Busca do site
menu

Belford Roxo busca parceria para a saúde na ENSP

ícone facebook
Publicado em:03/07/2014

O prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, se reuniu, na terça-feira (1º/7), com o diretor da ENSP, Hermano Castro, para dar início a possíveis cooperações na área da saúde para o município da Baixada Fluminense. No encontro, Dauttmam apresentou as necessidades da região, que vão desde a qualificação dos profissionais que atuam no sistema de saúde até o desenvolvimento de ações que melhorem a cobertura sanitária do município. Ficou acertado que a prefeitura apresentará um diagnóstico de seus problemas, para que então, grupos de trabalho da Escola e da cidade, possam organizar estratégias que contemplem, não só Belford Roxo, mas também os demais municípios da Baixada.

O prefeito espera que os cursos lato sensu da Escola sejam levados para o município, de forma que sejam criadas parcerias com as demais prefeituras, fazendo com que Belford Roxo se torne uma referência local para a Baixada. “Não adianta apenas qualificarmos nossos profissionais, porque acabaríamos assim recebendo demandas de outros municípios. Temos que pensar amplamente e desenvolver um macro projeto, para que toda a região possa absorver seus problemas”, disse.
 

Belford Roxo busca parceria para a saúde na ENSP


Segundo o prefeito, uma das principais dificuldades da Baixada Fluminense é a falta de saneamento básico. Em Belford Roxo não é diferente. Cerca de 60% do município, que conta com uma população de mais de 600 mil habitantes, não é saneado. “Não temos recursos suficientes para solucionar isso. Através de parcerias como a da ENSP, podemos buscar melhores ações com os menores custos, visando minimizar essa questão”, ressaltou. Tais ações poderão ser discutidas entre grupos técnicos envolvendo representantes do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola e da prefeitura de Belford Roxo.

Ainda na saúde, a cidade sofre com altos índices de tuberculose, verminoses, AVC, além de deficiências motoras, visuais, auditivas, entre outras. “Vamos fazer um amplo estudo da nossa realidade para trazer, à ENSP, as demandas e encontrar, no escopo das pesquisas aqui desenvolvidas, estratégias que possam melhorar a qualidade de vida e saúde da nossa população”, destacou o prefeito.

Para o diretor Hermano Castro, essa futura parceria é fundamental para a Escola, uma vez que a instituição trabalha em vários estados brasileiros, e até internacionalmente, mas possui poucas atividades com as regiões vizinhas. “Temos que retornar os projetos com a Baixada Fluminense. Além de não contarmos com uma política de saúde clara para esta região, e não possuirmos parcerias com estes municípios, temos também o problema do impacto desta carência afetando o sistema de saúde da cidade do Rio de Janeiro. A população local acaba vindo para cá em busca de atendimento. A ideia é trabalhar amplamente está parceria nas estratégias de saúde para que possamos disseminá-las aos demais municípios da região”, destacou.

Participaram ainda da reunião o vice-diretor de Escola de Governo em Saúde da ENSP, Frederico Peres, o coordenador de Ambulatórios e Laboratórios da Escola, Marco Menezes, e o médico da prefeitura de Belford Roxo, Ernesto Castro.


Seções Relacionadas:
Parcerias

Nenhum comentário para: Belford Roxo busca parceria para a saúde na ENSP