Busca do site
menu

Artigo associa mortes súbitas ao uso do sildenafil

ícone facebook
Publicado em:30/06/2014
Artigo associa mortes súbitas ao uso do sildenafil"Será que estamos assistindo a um surto silencioso de morte súbita de homens associada ao uso de sildenafil, medicamento usado para disfunção erétil?" O questionamento foi tema de um artigo, intitulado Risco de alta potência, publicado na edição desta segunda-feira (30/6), do jornal O Globo. Assinado pelos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Suely Rosenfeld e Álvaro Nascimento, o texto alerta para os relatos de morte súbita em motéis, cujas vítimas possuíam, entre seus pertences, medicamentos com a substância sildenafil. "A aparente ocorrência de aumento de casos de morte súbita de homens em uso do sildenafil - paralelo ao extraordinário crescimento das vendas no país, de dois milhões de unidades/ano para 30 milhões, com o fim da vigência de sua patente - merece investigação de caráter público", advertem os pesquisadores.
 
O texto destaca que o sildenafil é um fármaco usado para duas indicações terapêuticas diferentes: hipertensão pulmonar e disfunção erétil. Porém, neste último caso, assim como outras condições de saúde com importantes componentes culturais, tais como a anorexia, as cirurgias plásticas estéticas, o uso abusivo de tranquilizantes, antidepressivos e outros, a disfunção erétil é tema silenciado. “Seja o silêncio resultado do eventual constrangimento pela perda funcional, ou do forte machismo da nossa sociedade, que associa desempenho sexual a vigor e poder”, justificam os autores.
 
O artigo informa que as consequências do uso de produtos para disfunção erétil são um tema que não vem sendo tratado com responsabilidade pelos gestores do sistema de saúde brasileiro. Leia o texto completo no site do jornal O Globo.

Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa Pesquisa

Artigo associa mortes súbitas ao uso do sildenafil

1 comentários
JUREMI DE OLIVEIRA CARVALHO
30/06/2014 19:00
Meus prezados, Achei interessante e ao mesmo tempo curioso e preocupante que esta situação ainda seja constatada nos dias atuais. Assim que surgiu no mercado, por ser novidade e devido ao desconhecimento por parte dos usuários, muita gente que apresentava problemas cardiovasculares e que fizeram uso da substância sem o conhecimento dos seus médicos vieram a óbito devido a reações decorrentes da utilização desta substância simultaneamente aos medicamentos para tratamento cardíaco, mas na atualidade acho esquisito que ainda haja casos ligados a este medicamento, mas gostaria que vocês esclarecessem se os óbitos atuais são decorrentes do mesmo tipo de problema, ou seja incompatibilidade medicamentosa e consumo sem o conhecimento do seu cardiologista. Falo isso, porque desde que extrai a próstata por causa de um câncer e após minha recuperação consumo com regularidade este medicamento por orientação do meu urologista e com conhecimento do meu cardiologista que me liberou pra consumo. Até o presente nunca tive qualquer problema de ordem cardíaca, e portanto continuo utilizando o medicamento. Como a matéria publicada não esclarece em que condições se deram o óbito gostaria que vocês tirassem minha dúvida. Pois se os fatos se devem a outros problemas que não aqueles que foram noticiados assim que o produto surgiu no mercado seria um caso de preocupação e de uma nova consulta ao meu cardiologista.