Busca do site
menu

Torcedores estrangeiros aprovam distribuição gratuita de camisinhas

ícone facebook
Publicado em:27/06/2014
Dois milhões de camisinhas distribuídas de graça e 40 mil testes de HIV, também gratuitos, estão disponíveis para brasileiros e estrangeiros durante a Copa do Mundo. Torcedores estrangeiros aprovam a iniciativa do Ministério da Saúde, como reforça o engenheiro industrial colombiano German Buitrago. "Considero que esta é uma iniciativa muito boa que garante a segurança de nós, como turistas, neste país. E nos permite, também, poder desfrutar desta festa com segurança e tranquilidade. Acho que essa é uma iniciativa a se seguir, sendo impulsionada e que deve ser, também, replicada em outros países", afirma German.
 
O engenheiro eletrônico Carlos Ariel Ardila também veio da Colômbia. Ele acredita que os testes de HIV e a distribuição de camisinhas são medidas que trazem mais segurança para a população brasileira e também para os turistas de outros países. "Me agrada muito essa política de entregar camisinhas, preservativos e de fazer os testes, já que isso traz mais segurança para as pessoas que estão entrando no país e para a população interna. E isso deve ser fomentado, deve-se seguir com isso, seguir crescendo nessas ideias", destaca o colombiano.
 
As ações de prevenção ao HIV e aids integram o Projeto Proteja o Gol, parceria do Ministério da Saúde com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e aids. Durante a Copa do Mundo, além da distribuição de camisinhas e dos testes de HIV, os torcedores recebem panfletos com mensagens de prevenção.
 
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o projeto foi elaborado para implantar estratégias inovadoras de prevenção voltadas aos jovens. "Não podemos deixar de aproveitar essa excelente oportunidade que o Proteja o Gol nos fornece para poder dialogar com jovens de todas as faixas etárias do Brasil e do mundo. Hoje nós temos descentralizados os testes sorológicos, inclusive, os testes rápidos em praticamente todos os postos de saúde, nos centros de aconselhamento, em unidades móveis que aproveitam os grandes eventos como será nas arenas esportivas todo o trabalho de detecção mais precoce possível", afirma Chioro.
 
Os testes de HIV estão sendo realizados em unidades móveis, que são trailers disponibilizados pelo Ministério da Saúde, com resultado em até 30 minutos. Os testes e a distribuição de panfletos e camisinhas são realizados nos eventos Fifa Fan Fest, que ocorrem nas cidades-sede do Mundial. O último balanço realizado pelo Ministério da Saúde revela que foram realizados 696 testes nos primeiros três dias da competição, entre 12 e 15 de junho.
 

Fonte: Portal Brasil
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Torcedores estrangeiros aprovam distribuição gratuita de camisinhas