Busca do site
menu

Complexo de Manguinhos ganha sala de cinema

ícone facebook
Publicado em:27/06/2014

Pioneira como sede da primeira Biblioteca Parque do país, a comunidade de Manguinhos, na zona norte do Rio, ganhou sua primeira sala de cinema na quinta-feira (26/6). O Cine Teatro Eduardo Coutinho, em homenagem ao cineasta e documentarista, abre as portas para que 202 pessoas ocupem suas cadeiras diante da tela de cinema em sessões de filmes comerciais e clássicos. A iniciativa faz parte do projeto Favela Criativa e funcionará de sexta a terça-feira, a partir de 11h.

O Cine Teatro integra a lista de cinemas exibidores de filmes do circuito e tem na programação do mês Malévola, de Robert Stromberg, com Angelina Jolie como protagonista, e o nacional Os Homens São De Marte… E É Pra Lá Que Eu Vou, de Marcus Baldine, com Mônica Martelli, Paulo Gustavo e Daniele Valente no elenco principal. Para os moradores de Maguinhos e Jacarezinho, estudantes e idosos, os ingressos custarão R$ 4. Além das sessões, Beto Moreira está a cargo do Cineclube de Manguinhos. Cineclubista de formação, ele reservou a data 29/7 para o documentário Jogo de Cena, do diretor que dá nome ao espaço.

“A escolha deste filme tem muito a ver com o próprio local, um cine teatro, a abordagem do jogo do ator e os limites entre realidade e ficção. Queremos possibilitar a conversa, debates sobre filmes e unir amigos. O cineclube surge como um espaço agregador da comunidade. Aos poucos, vamos sentir o público.” Pelo visto, a ideia já agradou parte deste. Os alunos do Teatro de Manguinhos, que também utilizam o espaço para espetáculos, não perderam tempo e sugeriram o documentário Pina, de Win Wenders, sobre a coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch, para as telas da Biblioteca Parque.

O projeto pretende alcançar, em números, a exibição de 144 filmes do circuito comercial e 24 no cineclube, com a presença de convidados da classe cinematográfica, entre artistas e técnicos, ao longo do período de dois anos. A gestora Tatyana Paiva vai manter o diálogo aberto com Manguinhos. “Sempre que possível, a programação do cinema dialogará com a da Biblioteca e com outros projetos. Também queremos aproveitar o lugar para abrigar mostras e festivais da cidade”, diz.

O espaço fica na Av. Dom Helder Câmara, 1184, Benfica, RJ.


Fonte: Favela Criativa
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Complexo de Manguinhos ganha sala de cinema