Busca do site
menu

Documento aborda transformações da academia em ações locais para redução das desigualdades sociais em saúde

ícone facebook
Publicado em:16/06/2014
Documento aborda transformações da academia em ações locais para redução das desigualdades sociais em saúdeA conexão entre a produção acadêmica e ações do governo em nível local, através da parceria entre as ciências sociais e a saúde pública, é reconhecida como a melhor estratégia para atuar na redução das desigualdades sociais em saúde. A utilização de evidências fortes no planejamento de ações intersetoriais deve nortear as práticas voltadas para a redução dessas desigualdades. Apesar disso, são escassas as políticas públicas locais desenvolvidas a partir deste cenário. Possivelmente, isto se deve, ao menos em parte, à dificuldade na tradução do conhecimento gerado no meio acadêmico para o mundo real, onde as ações sejam factíveis e cumpram seus objetivos.
 
O documento If you could do one thing..., cuja tradução é Se você pudesse fazer uma coisa…, foi lançado pela Academia Britânica de Ciências Sociais e Humanas e foi comentado pelos pesquisadores Mario Vianna Vettore (odontólogo, mestre e doutor em saúde pública pela ENSP) e Gabriela Lamarca (odontóloga, mestre em Psicologia Social e doutora em Epidemiologia em Saúde Pública). A publicação teve como objetivo aproximar o conhecimento científico acadêmico da aplicação prática para a redução das iniquidades em saúde. 
 
O documento consiste na descrição de nove propostas elaboradas por renomados cientistas sociais que argumentam e justificam a implementação de políticas locais através das quais as autoridades podem melhorar a saúde de suas comunidades e reduzir as desigualdades sociais em saúde.
 
Confira aqui o artigo na íntegra, que foi publicado no Portal de Determinantes Sociais da Saúde e também o documento If you could do one thing....

Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Documento aborda transformações da academia em ações locais para redução das desigualdades sociais em saúde