Busca do site
menu

Saúde e trabalho: livro e evento debateram tema

ícone facebook
Publicado em:10/06/2014
Saúde e trabalho: livro e evento debateram temaObservar o mundo do trabalho pelos olhos dos trabalhadores e por situações concretas não ocorre de maneira espontânea. Segundo a pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh), Simone Oliveira, essa perspectiva deve ser construída a partir da superação dos obstáculos arraigados no senso comum. "Para tanto, aposta-se na formação como transformação, afirmando o protagonismo dos trabalhadores”, disse ela, durante o seminário Trabalho, formação e transformação, que reuniu diversos atores da área para tratar questões da temática saúde e trabalho. Durante o encontro aconteceu o lançamento brasileiro do livro (Se) Former pour transformer le travail – Dynamiques des constructions d’une analyse critique du travail, que tem como uma de suas autoras a pesquisadora do Cesteh/ENSP, Jussara Brito. 
 
O encontro, que aconteceu em 6/6, no salão internacional da ENSP, teve foco nos conteúdos abordados no livro. A publicação apresenta múltiplas experiências que articulam formação, ação e pesquisa dirigidas a uma análise crítica do trabalho, cujo desenvolvimento se deu ao longo dos últimos 50 anos em diversos país da Europa, Canadá e América Latina. Ele foi organizado por Marianne Lacomble e Catherine Teiger e é composto de 42 artigos, que foram escritos por 73 autores (destes, oito são brasileiros).
 
A mesa de debate foi composta das pesquisadoras Marianne Lacomble, da Universidade do Porto, Jussara Brito, do Cesteh, e Leda Leal Ferreira, da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro). Confira o vídeo dos melhores momentos das apresentações. As palestras na íntegra serão divulgadas em breve no canal da ENSP no YouTube.

Seminário Trabalho, formação e transformação - melhores momentos
 


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Pesquisa

Nenhum comentário para: Saúde e trabalho: livro e evento debateram tema