Busca do site
menu

Seminário discute formação e transformação do trabalho

ícone facebook
Publicado em:05/06/2014
Seminário discute formação e transformação do trabalhoNo dia 6 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza o seminário Trabalho, formação e transformação, às 9h30, no salão internacional. O evento irá discutir as experiências e métodos que articulam formação (de trabalhadores e especialistas em saúde), pesquisa e intervenção sobre as condições de trabalho desfavoráveis à saúde, visando transformá-las. A atividade também promoverá o lançamento do livro (Se) Former pour transformer le travail – Dynamiques des constructions d’une analyse critique du travail, organizado pelas pesquisadoras Catherine Teiger, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Paris), e Marianne Lacomblez, da Universidade do Porto. 
 
O evento é organizado pela pesquisadora Simone Oliveira, coordenadora da Subárea Saúde, Trabalho e Ambiente da Pós-graduação em Saúde Pública, e terá participação da coordenadora de Ensino do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh), Kátia Reis, na abertura. O objetivo do encontro é colaborar na formação dos pós-graduandos de diferentes disciplinas diretamente envolvidas com o campo da Saúde do Trabalhador, assim como aqueles que valorizam abordagens efetivamente participativas de pesquisa-intervenção e buscam a transformação positiva do trabalho na sociedade.
 
Em cena: 50 anos de múltiplas experiências de formação, ação e pesquisa nos mundos do trabalho visando à transformação do trabalho e seus protagonistas será o título da primeira palestra das mesa, a ser proferida pela pesquisadora da Universidade do Porto, Marianne Lacomblez. Em seguida, Leda Leal Ferreira, da Fundacentro, falará sobre Aprendizado Mútuo na Análise Coletiva do Trabalho. Na última palestra do dia, a pesquisadora do Cesteh e professora do Programa de Saúde Pública da ENSP, Jussara Brito, abordará A experiência de Construção de Comunidades Ampliadas de Pesquisa e Intervenção (Capis).
 
(Se) Former pour transformer le travail – Dynamiques des constructions d’une analyse critique du travail
 
Através das 764 páginas desta obra encontramos um patrimônio, envolvendo especialistas e protagonistas do trabalho, de pesquisas e práticas afinadas com essa perspectiva e que foram desenvolvidas ao longo dos últimos 50 anos em diversos países da Europa (Bélgica, França, Itália, Portugal e Suíça), Canadá (Quebec) e América Latina (Brasil e Venezuela). Além destas centenas de páginas, o livro agrega a este patrimônio um DVD que contém a versão original de muitos documentos (vídeo, áudio e texto), visando a circulação, histórica e geográfica, não só dos textos impressos, como também de um amplo conjunto de saberes e ferramentas de difícil disponibilidade para a comunidade. 
 
Os autores desta obra são pesquisadores de diversas áreas de conhecimento e intervenção, profissionais de saúde do trabalhador e sindicalistas. Pode-se considerar que aí está presente – em permanente (re)construção - um outro paradigma de intercâmbio sinérgico entre profissionais de pesquisa - formação e protagonistas do trabalho vivo, através da sua análise crítica.

Serviço:
 
Seminário Trabalho, formação e transformação
Local: Salão internacional da ENSP (4º andar)
Hora: 9h30
 

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Seminário discute formação e transformação do trabalho