Busca do site
menu

Faperj lança dois editais: material didático e inserção de mestres e doutores

ícone facebook
Publicado em:02/06/2014
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) lançou, no dia 29 de maio, mais dois editais: Apoio à produção de material didático para atividades de ensino e pesquisa – 2014 e Apoio à Inserção de Mestres e Doutores em Empresas – 2014. Os dois programas significam um investimento de mais R$ 3 milhões na área de ciência, tecnologia e inovação fluminenses. 
 
Como forma de incentivar a produção de material didático – como livros, coletâneas, apostilas, CDs, DVDs, jogos, blogs, portais, mídias eletrônicas diversas, dentre outros, inclusive com conteúdos específicos para a educação à distância – para atividades de ensino e ou pesquisa que possam ser empregados em instituições fluminenses, a diretoria da Fundação lança a edição 2014 do programa Apoio à produção de material didático para atividades de ensino e pesquisa – 2014.
 
Podem submeter projetos equipes de pesquisadores com vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no estado, dentre os quais deverá ser nomeado um coordenador, sendo os demais participantes considerados como pesquisadores associados. Coordenador e pesquisadores associados devem ter o grau de doutor ou equivalente, estar ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta, especialmente nos últimos cinco anos. Ao coordenador de cada equipe caberá o encaminhamento da proposta, com a devida anuência de sua instituição de origem.
 
Além do o mérito técnico-científico, contarão para a avaliação das propostas, entre critérios, sua contribuição como instrumento de apoio às atividades de ensino e pesquisa, seu caráter multidisciplinar, seu escopo de utilização multiusuário e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental, cultural e social do Estado do Rio de Janeiro. O prazo para submissão de propostas se estenderá até o dia 7 de agosto e a divulgação de resultados está prevista para ser realizada a partir de 18 de setembro.
 
No caso do edital Apoio à Inserção de Mestres e Doutores em Empresas, serão também R$ 1,5 milhão para estimular a inserção de mestres e doutores para a execução de projetos de ciência, tecnologia e inovação em micro e pequenas empresas (MPEs) sediadas no estado, de modo a ampliar sua competitividade no mercado. Nesse sentido, essa inserção deve objetivar tanto a cultura da inovação nessas empresas e as vantagens da participação de mestres e doutores como facilitadores desse processo quanto a transferência de conhecimento adquirido na formação acadêmica para projetos que contribuam para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, possibilitando o aumento da competitividade dessas empresas e, ainda, o desenvolvimento econômico e social do estado.
 
O prazo para submissão de projetos se prolongará até 7 de agosto; a divulgação dos resultados preliminares está prevista para acontecer a partir de 11 de setembro; a entrega da documentação para comprovação da regularidade econômica, financeira e fiscal deverá ser feita até 25 de setembro, e divulgação dos resultados finais está prevista para ser realizada a partir de 9 de outubro. As bolsas deverão começar a vigorar em 1º de novembro.
 
 

Seções Relacionadas:
Editais

Nenhum comentário para: Faperj lança dois editais: material didático e inserção de mestres e doutores