Busca do site
menu

Nova espécie de micobactéria será tema de sessão do Cesteh

ícone facebook
Publicado em:27/05/2014
Nova espécie de micobactéria será tema de sessão do CestehNo dia 28 de maio, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá uma palestra com o pesquisador Jesus Ramos, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), acerca do tema Mycobacterium fragae, uma nova espécie de micobactéria, isolada no Brasil. A atividade, que faz parte do ciclo de seminários promovido pela unidade, acontecerá na sala 32 do Cesteh, às 12 horas. 
 
Sobre a micobactéria
 
Micobactérias são bactérias do gênero Mycobacterium, que inclui mais de 150 espécies, inclusive a M. tuberculosis, agente causador da tuberculose e a M. leprae, causador da hanseníase. Bactérias como a Mycobacterium fragae estão na classificação de não causadoras de tuberculose (MNT). Apesar disso, muitas vezes os sintomas causados por ela são semelhantes aos da TB. Esta nova espécie foi descrita a partir de um caso de pneumopatia em um paciente no estado do Ceará.

Um fator que aumenta a relevância desta descoberta é que desde a publicação do trabalho: Mycobacterium fortuitum, um novo bacilo ácido-resistente patogênico para o homem, publicado pelo pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, José da Costa Cruz, na Revista Acta Médica, do Rio de Janeiro, em 1938, que nenhuma nova espécie de micobactéria era descrita no Brasil.

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Nova espécie de micobactéria será tema de sessão do Cesteh