Busca do site
menu

Ganhadora do Jabuti, coletânea é traduzida para o inglês

ícone facebook
Publicado em:23/05/2014
Ganhadora do Jabuti, coletânea é traduzida para o inglêsO livro Fundamentos da Paleoparasitologia - ganhador do Prêmio Jabuti 2012, na categoria Ciências Naturais - acaba de ser traduzido para o inglês. A coletânea, organizada pelos pesquisadores da ENSP Luiz Fernando Ferreira e Adauto Araújo, junto com Karl Jan Reinhard, da Universidade de Nebraska, é considerada uma obra pioneira, ao sistematizar os conhecimentos em paleoparasitologia, ciência voltada para o estudo dos parasitas no passado.

O termo paleoparasitologia foi cunhado há cerca de 30 anos por um brasileiro, o pesquisador e ex-presidente da Fiocruz Luiz Fernando Ferreira, pioneiro dessa ciência que, desde então, vem despertando o interesse de pesquisadores em várias partes do mundo. O livro Fundamentos da Paleoparasitologia, lançado originalmente em português, em 2011, tem capítulos dedicados às descobertas da paleoparasitologia em todos os continentes. Com o lançamento de sua versão em inglês e a parceria do IFTM, a expectativa é que a área ganhe mais visibilidade, contribuindo, assim, para a expansão das fronteiras das pesquisas. Tanto em português como em inglês, o livro leva o selo da Editora Fiocruz. A tradução é assinada por Christopher Peterson, tradutor e médico sanitarista.

Com o apoio da Presidência da Fiocruz e publicada em coedição com a International Federation for Tropical Medicine (IFTM), a tradução tem como objetivo favorecer a disseminação dos conhecimentos sobre a paleoparasitologia, que constitui uma área multidisciplinar com aplicações variadas, como nos estudos evolutivos ou das migrações.

O tratado da paleoparasitologia

O livro da Editora Fiocruz que conquistou o 54º Jabuti faz um resgate histórico da paleoparasitologia e apresenta uma síntese de tudo o que foi estudado nos últimos 30 anos. Também engloba questões técnicas e avanços dos estudos com a inclusão da biologia molecular no campo. Essa linha de pesquisa surgiu como ferramenta para auxiliar o estudo de sociedades humanas ancestrais, possibilitando inferências sobre o modo de vida do homem, sua migração através do tempo e os processos saúde-doença por ele vividos.

Ganhadora do Jabuti, coletânea é traduzida para o inglês
 
A publicação divide-se em quatro grandes partes: "Os parasitos, hospedeiros humanos e o ambiente"; "Vestígios de parasitos preservados em diversos materiais, técnicas de microscopia e diagnóstico molecular"; "O encontro de parasitos em material antigo: uma visão paleogeográfica"; e "Estudos especiais e perspectivas". Uma iniciativa inédita, o livro é a primeira publicação no mundo a compilar o conhecimento disponível sobre o assunto e a apresentar o estado da arte em paleoparasitologia, cujo conceito, criado há 30 anos na ENSP, deriva dos termos gregos paleo(antigo), para + sito (junto de, ao lado + alimento) e lógos (palavra, estudo).

* Com informações da Editora Fiocruz

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Ganhadora do Jabuti, coletânea é traduzida para o inglês