Busca do site
menu

Rede de Escolas debate acreditação pedagógica

ícone facebook
Publicado em:23/05/2014
Rede de Escolas debate acreditação pedagógicaEntre os dias 19 e 21 de maio, a ENSP sediou o 10º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. Diversos temas foram debatidos, entre eles a Certificação e EAD nas Escolas: estágio atual das articulações internas e externas, com palestra da pesquisadora da ENSP e então coordenadora da Rede, Tania Celeste Nunes; e Acreditação Pedagógica: resultado da experimentação e perspectivas, com apresentação da também pesquisadora da Escola Rosa Souza. O objetivo do evento foi fazer um balanço das atividades da Rede em 2013, discutir as principais pautas e os projetos aprovados pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que serão implementados em 2014 e 2015. 
 
Tania Celeste tratou dos aspectos regulatórios contemporâneos e seus impasses e possibilidades para a certificação das Escolas estaduais e municipais de saúde, das especializações, presencial e a distância, e das instituições vocacionadas à profissionalização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

No mesmo encontro, Rosa Souza, explicou sobre o projeto Acreditação Pedagógica de Cursos Lato Sensu, lançado em 2012. Para a concretização e implantação desse projeto, a Rede contou com o apoio e a colaboração da ENSP, da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, da Abrasco, do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da École des Hautes Études en Santé Publique de Rennes (EHESP). 
 
Na ocasião, foi apresentado um vídeo da Escola de Saúde Pública do Ceará que submeteu o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária ao processo acreditador, avaliando questões como missão, visão e valores além dos objetivos educacionais da escola. “O processo acreditador visa melhorar a qualidade dos processos formativos, construir a melhoria da qualidade da formação em três dimensões de processo: gerencial, pedagógica e de infra-estrutura", explicou Rosa.
 
Durante o 10º Encontro, houve a substituição da Coordenação da Secretaria Executiva da Rede. Tania Celeste Nunes, pesquisadora da ENSP deixou sua condução, após sete anos. Em seu lugar, assumiu Rosa Souza, que já integrava a equipe da Secretaria. Tania Celeste concedeu entrevista exclusiva para a ENSP TV na qual fez um balanço de sua gestão.
 
Leia mais sobre o Encontro da Rede de Escolas clicando aqui.

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Rede de Escolas debate acreditação pedagógica