Busca do site
menu

Pesquisadora faz balanço de gestão à frente da Rede de Escolas

ícone facebook
Publicado em:23/05/2014
 
Após sete anos à frente da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, a pesquisadora da ENSP, Tania Celeste Matos Nunes, deixou a condução da secretaria executiva da Rede. Em seu lugar, assumiu a também pesquisadora da ENSP, Rosa Souza, que já integrava a equipe de condução da secretaria. Em entrevista à ENSP TV, Tania Celeste falou sobre o projeto de criação dessa Rede, o processo de acreditação dos cursos, as principais ações da Rede, a troca de condução da secretaria executiva e as perspectivas futuras. 
 
Pesquisadora faz balanço de gestão à frente da Rede de EscolasSegundo Tânia Celeste, a Rede de Escolas e Centro Formadores é caudatária de um projeto concebido pela ENSP a partir de 1975, que implementou cursos descentralizados em diversos lugares do país e criou uma política de formação de quadro para Sistema único de Saúde (SUS) e também uma cultura de compartilhamento entre a Escola e os Estados. Na primeira parte da entrevista, Tania Celeste explica como aconteceu todo o projeto que culminou na criação da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública e quais foram suas principais ações ao longo dos anos. 
 
Na segunda parte da entrevista, a pesquisadora aborda o processo de acreditação dos cursos oferecidos pela Rede e também das perspectivas de atuação para os próximos anos. Ela explica que a acreditação pedagógica é um procedimento de avaliação externa e uma forma pactuada de gerenciamento coletivo da qualidade que oferece reconhecimento social a um curso oferecido por determinada instituição. 
 
A troca da condução da secretaria executiva aconteceu no dia 21 de maio, no auditório da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em uma cerimônia emocionante que reuniu os integrantes da Rede de Escolas e Centro Formadores em Saúde Pública, pesquisadores da ENSP, amigos e admiradores do trabalho de Tania Celeste. Confira os vídeos.
 
Entrevista parte 1:
 



Entrevista parte 2:


Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Entrevistas Vídeos

Nenhum comentário para: Pesquisadora faz balanço de gestão à frente da Rede de Escolas