Busca do site
menu

CRPHF/ENSP capacita profissionais de laboratórios de saúde pública

ícone facebook
Publicado em:19/05/2014

Irlan Peçanha

CRPHF/ENSP capacita profissionais de laboratórios de saúde públicaO Laboratório de Referencia Nacional de Bacteriologia da Tuberculose e Micobacteriose Angela Maria Werneck, do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP), está promovendo o Curso Nacional de Bacteriologia da Tuberculose e outras micobactérias/2014: Identificação de Micobactérias. O evento começou na segunda-feira (19/5) e vai até o dia 30/5, no auditório II da instituição, sendo coordenado pela chefe do laboratório, Fátima Fandinho, e pelos pesquisadores Paulo Caldas e Carlos Dias Campos.

Segundo Fatima Fandinho, a iniciativa é do laboratório do Centro de Referência buscando atender a uma demanda dos profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens). O diferencial deste curso está na especificidade das metodologias aplicadas de identificação de micobactérias em geral, como, por exemplo, as micobactérias do complexo M. tuberculosis e as diferentes e diversas espécies descritas de micobactérias não causadoras de tuberculose (MNT).

Durante o curso de Identificação, serão aplicadas aulas teóricas e práticas para que os profissionais sejam treinados nestas metodologias para que possam instalar alguns desses métodos em seus laboratórios.

Os Lacens são laboratórios estaduais vinculados às Secretarias Estaduais de Saúde. Fazem parte do Sistema de Laboratório de Análises Clínicas (Sislab), os Lacens nos Estados, centros colaboradores, laboratórios municipais, laboratórios de fronteiras e laboratórios locais (públicos e privados que realizam exames de interesse para saúde pública).

(Fotos: Irlan Peçanha)


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

CRPHF/ENSP capacita profissionais de laboratórios de saúde pública

1 comentários
MARIS SOARES MOREIRA DA SILVA FILHO
03/11/2015 23:54
sou farmaceutico Bioquimico gostaria muito de realiza este treinamento da tuberculose e de meu interesse se for possível realiza - lo sou da cidade de Óbidos pará