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Pesquisa aborda segurança do paciente pediátrico

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Publicado em:02/05/2014
 
Pesquisa aborda segurança do paciente pediátricoErros de preparo e administração de medicamentos são comuns no ambiente hospitalar. Este risco é ainda maior quando se trata de pacientes pediátricos. Uma análise das ocorrências de erros desta natureza, realizados em uma enfermaria pediátrica, apontou que quase 67% dos erros se referem ao preparo e mais de 87% são erros relacionados à administração de medicamentos. Em sua pesquisa de mestrado realizada na ENSP, Suiane Baptista apontou que erro de medicação é um grave problema de saúde pública e ocorre em todas as etapas do sistema de medicação, trazendo prejuízos tanto para o paciente e seus familiares quanto para os profissionais e sistemas de saúde. Ao concluir a pesquisa, ela defendeu que a maioria dos erros estão relacionados com os processos de trabalho e não com o profissional isoladamente.
 
Suiane é farmacêutica hospitalar do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e, neste trabalho, teve a orientação do pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde Pública da ENSP Walter Mendes. Em sua defesa, a aluna apontou que erros de preparo e administração de medicamentos são comuns no ambiente hospitalar em pediatria, servindo como um indicador de qualidade do serviço prestado ao paciente. Segundo ela, a detecção desses erros em potencial deve ser uma rotina, pois aponta as fragilidades do sistema permitindo melhorá-lo.
 
O tema do trabalho foi escolhido pela aluna por ser sua área de atuação. “A pediatria é mais vulnerável ao erro devido às suas características fisiológicas peculiares e à indisponibilidade de formas farmacêuticas adequadas no mercado para este público”. Suiane contou que a experiência de estar na enfermaria e conviver com os pacientes e seus familiares, com a enfermagem e diversos profissionais mostrou a necessidade do farmacêutico estar mais próximo à realidade, conhecendo suas dificuldades e entendendo a melhor forma de contribuir para a qualidade do cuidado.
 
“A participação do farmacêutico nos rounds, sua inserção no planejamento e execução de educação permanente em conjunto com a enfermagem e seu auxílio na elaboração de protocolos para ao preparo e administração podem ser os primeiros passos para a aproximação do profissional com a realidade clínica do paciente”, descreveu ela. 
 
Suiane apontou ainda algumas políticas organizacionais que devem ser desenvolvidas, pois o estabelecimento destas são extremamente relevantes para a resolução de problemas que podem afetar a segurança do paciente e são apoiadas em recomendações de diversas instituições importantes na área. 
 
Entre elas, Suiane citou a elaboração de protocolos e o monitoramento da utilização de antimicrobianos e a elaboração de recomendações para o preparo e administração de medicamentos; a sensibilização contínua dos profissionais de saúde quanto a notificação de erros de medicação e eventos adversos; a manutenção de profissionais em número suficiente para manter a qualidade dos serviços, evitando a sobrecarga de trabalho; ambientes de preparo mais adequados, minimizando o número de interrupções; o envolvimento dos acompanhantes na terapia medicamentosa; disponibilização de fonte de informação sobre medicamentos para os profissionais; informatização dos rótulos e da prescrição médica com suporte clínico; a presença de um farmacêutico clínico na enfermaria; dentro outras.
 
Segundo a aluna, este é um dos primeiros estudos a investigar erros de preparo e administração de medicamentos em pacientes pediátricos no Brasil utilizando a técnica da observação sistemática. A pesquisa foi realizada em uma enfermaria pediátrica de um hospital público do Rio de Janeiro. Foram observados os profissionais de enfermagem durante os processos de preparo e administração de medicamentos por 23 dias, em todas as equipes, todos os turnos (noite e dia) e dias da semana, incluindo fins de semana. As observações foram registradas com o auxílio de um roteiro semiestruturado por um único observador. Suiane esclareceu que foram comparados os dados coletados com a prescrição e considerou-se inadequada a discrepância entre eles. “Foi analisado como erro o que, nesse processo, tivesse sustentação na literatura. Por questões éticas, toda vez que se verificou que um erro poderia causar danos ao paciente, o profissional de enfermagem foi comunicado”, disse ela. 

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1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
02/05/2014 16:36
Parabéns Suiane e Walter ( o orientador) ! Aqui vai o que pode ser de interesse para os interessados em Segurança do paciente !!! Vale a pena fazer o curso ! Dear We?re very excited to announce we?ll be re-running the Science of Safety in Healthcare course on Coursera beginning June 2nd, 2014! You can view the new sign-up page here: Based on your feedback from the first session, we?ve made some exciting changes to the course including: Instructors Drs. Dennison Himmelfarb and Pronovost will be joined by Dr. Albert Wu from the Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health as a co-instructor. Dr. Wu is the director of the Center for Health Service and Outcomes Research, and PhD Program in health services research. Content In addition to reshooting many of the videos from the first session in higher quality, this offering will have new lessons on engaging families in patient care, event reporting, the business case for patient safety, and what everyone can do to improve healthcare safety. Signature Track Certificates and Continuing Nurse Education (CNE) This year, we'll be offering the course with Coursera's signature track which offers students an enhanced, verified certificate of completion which you can share with employers, educational institutions, or anyone else through a unique, secure URL. Additionally we'll be offering 20 Continuing Nursing Education (CNE) contact hours for those who sign up for Signature Track and desire to earn ANCC accredited CNE . Of course, the course will remain 100% free for those wanting to take the course for a basic certificate of completion. We?d like to invite all of our first session participants to return for our second session and continue our journey in improving patient safety around the world. Best regards, The JHU School of Nursing Coursera Team The Science of Safety in Healthcare www.coursera.org The Science of Safety in Healthcare is a free online class taught by Cheryl Denn... Ver mais .