Busca do site
menu

ENSP promove mais uma edição do Ciclo de Debates

ícone facebook
Publicado em:29/04/2014
ENSP promove mais uma edição do Ciclo de DebatesDe 5 a 9 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública realiza a nona edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2014, a atividade contará com cinco mesas de discussão, além da tradicional formatura do curso de Residência Profissional em Saúde da Família (turma 2012). Os temas envolvem as políticas e os princípios estratégicos que norteiam as ações de atenção básica no país. As palestras do Ciclo de Debates ocorrem sempre às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, e são abertas a todos os interessados. 
 
 
5 de maio
A primeira mesa do Ciclo traz o tema A política das Residências Multiprofissionais em Saúde: uma agenda inconclusa? A atividade terá como palestrante Vinícius Ximenes, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (DES/Sesu/MEC). Felipe Proenço de Oliveira, do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (Depreps/SGTES/MS), será o debatedor da mesa coordenada pela pesquisadora da ENSP Maria Alice Pessanha de Carvalho.
 
6 de maio
A segunda atividade debaterá a Universalidade como princípio ou utopia? Limites e possibilidades da atenção básica, com exposição de Carlos Octávio Ocké-Reis, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). José Carvalho de Noronha, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), será o debatedor da mesa e a pesquisadora da ENSP Roberta Gondim coordenará a sessão.
 
7 de maio
A mesa Avaliação da atenção básica: políticas e incentivos terá exposição do subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde ,Daniel Soranz, e a pesquisadora da Escola de Governo em Saúde (EGS) da ENSP, Marcia Fausto, como debatedora. A atividade será coordenada por Helena Seidl, da EGS/ENSP.
 
8 de maio
A mesa do quarto dia do Ciclo de debates Rede de Saúde Mental em foco: saberes e práticas na atenção aos usuários de álcool e outras drogas, terá como expositor o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Francisco Inácio. Participa como debatedora a professora do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Paula Cerqueira. A pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Nina Isabel Soalheiro, coordenará a mesa.
 
9 de maio
A última mesa discutirá o tema: Política Nacional de Educação Popular e Saúde: novos sentidos e possibilidades da educação e saúde, em palestra de Oswaldo Peralta Bonetti, do  Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde (Dagep/Sgep/MS. O pesquisador do departamento de Endemias da ENSP, Eduardo Stotz, será o debatedor da atividade coordenada por Teresa Neves, do Departamento de Ciências Biológicas da ENSP.
 
A semana de atividades será encerrada com a formatura do curso de Residência Profissional em Saúde da Família (turma 2012), às 13 horas.

ENSP promove mais uma edição do Ciclo de Debates


Nenhum comentário para: ENSP promove mais uma edição do Ciclo de Debates