Busca do site
menu

Encontro debate a vacina contra HPV no país na quarta-feira (9/4)

ícone facebook
Publicado em:08/04/2014
Em março de 2014, o Ministério da Saúde iniciou a campanha para orientar a população sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo de útero. Indicada como estratégia de saúde pública em 51 países, a vacina utilizada no Brasil é recomendada pela OMS e tem eficácia de 98% contra o vírus HPV. Nesta semana, um balanço do ministério indicou que 2,4 milhões de meninas já foram vacinadas nas três primeiras semanas. O assunto, que tem despertado o interesse da sociedade, será tema do próximo Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP, no dia 9 de abril, às 14 horas, no auditório térreo. Na ocasião, a professora do Instituto de Medicina Social da UERJ, Gulnar Azevedo e Silva, e a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância Sanitária, Ana Goretti Kalume Maranhão, participarão da mesa Saúde da Mulher: aspectos da vacinação contra o HPV no Brasil.
 
Segundo informações do Ministério da Saúde, a vacinação é a primeira de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O ministério orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.
 
A Vacina - Mais de 2,4 milhões de meninas já foram vacinadas contra HPV em todo o país, nas três primeiras semanas da campanha, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (31) pelo Ministério da Saúde. O número representa 58% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% do público-alvo, o equivalente a 4,1 milhões de meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. A vacina utilizada no Brasil é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
 
A atividade será coordenada pelo pesquisador do departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, Luiz Antônio Bastos Camacho.

Encontro debate a vacina contra HPV no país na quarta-feira (9/4)
Sobre o Ceensp:
 
O Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcelos da ENSP (Ceensp) é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Encontro debate a vacina contra HPV no país na quarta-feira (9/4)