Busca do site
menu

Capes lança Plataforma Sucupira para gestão da pós-graduação

ícone facebook
Publicado em:31/03/2014
Capes lança Plataforma Sucupira para gestão da pós-graduaçãoO Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) conta, desde o dia 27/3, com uma nova ferramenta online para coletar informações, realizar análises, avaliações e servir como base de referência: a Plataforma Sucupira. A cerimônia de lançamento do sistema aconteceu em Brasília com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim. A Plataforma disponibilizará em tempo real e com transparência as informações, processos e procedimentos que a Capes realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.
 
Igualmente, a ferramenta propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação. O preenchimento das informações, como Cadastro de Discentes, na Plataforma poderá ser feito, a partir do dia 3 de abril.
 
Para o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o antigo sistema de avaliação era pouco capaz de acompanhar os avanços da pós-graduação nos últimos anos. "Temos uma taxa de crescimento de 20% por triênio. Isso significa que provavelmente chegaremos a mais de 6 mil cursos na próxima Trienal. Permitir que todos esses dados fiquem permanentemente disponíveis será muito importante", afirmou.
 
A Plataforma Sucupira é fruto da parceria da Capes com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em maio de 2012, as duas instituições assinaram termo de cooperação para o desenvolvimento de um sistema voltado a coletar informações dos programas de pós-graduação em tempo real e estabelecer os procedimentos de avaliação com transparência para toda a comunidade acadêmica.
 
O folder com informações básicas da plataforma, distribuído durante a cerimônia, está disponível para download no link.

Fonte: Capes
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Capes lança Plataforma Sucupira para gestão da pós-graduação