Busca do site
menu

Saúde coletiva e saúde pública: diferenças e semelhanças

ícone facebook
Publicado em:28/03/2014

Saúde coletiva e saúde pública: diferenças e semelhançasOs termos Saúde Pública e Saúde Coletiva são facilmente confundidos, uma vez que as diferenças entre eles são muito sutis, mas existentes. E foi sobre esta ótica que o pesquisador da UFBA Jairnilson Paim proferiu a palestra de abertura do ano letivo da ENSP em 2014. A exposição, realizada no dia 26 de março, traçou ainda um histórico da formação da Saúde Coletiva no país, que nasceu junto com o movimento da Reforma Sanitária brasileira. Assista, em vídeo, os melhores momentos da apresentação do professor Paim e acesse, na Biblioteca Multimídia da ENSP, sua exposição completa.

Jairnilson explicou, ao longo de sua aula, que Saúde Pública e Saúde Coletiva nascem de histórias diferentes e que não é apenas uma questão de diferenciação de nomes. Segundo o expositor, é possível definir para os dois campos valores, projetos e compromissos distintos. O professor trouxe ainda os resultados de uma pesquisa realizada com 26 nomes fundadores do campo da Saúde Coletiva e como eles identificam sua organicidade com a Reforma Sanitária nos dias de hoje.

Confira, abaixo, um vídeo com os melhores momentos da apresentação de Jairnilson Paim. No link da Biblioteca Multimídia da ENSP está a apresentação completa (vídeo e texto) do professor.
 



Clique aqui e acesse a exposição completa de Jairnilson Paim.


Seções Relacionadas:
Reforma Sanitária Sessões Científicas

Saúde coletiva e saúde pública: diferenças e semelhanças

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
29/03/2014 13:40
O movimento da Reforma Sanitária nasceu no meio acadêmico no início da década de 1970 como forma de oposição técnica e política ao regime militar. Vários são os conceitos de Saúde Coletiva : Mas já em 1920 Winslow [usava o termo Collective Health] , já dizia que : SAÚDE COLETIVA é a ciência e a arte de prevenir doenças, prolongar a vida e promover a saúde física e a eficiência do indivíduo através de esforços organizados da comunidade, visando o saneamento do meio ambiente, combate das doenças transmissíveis q ameaçam a coletividade, ensino dos princípios de higiene individual, organizações dos serviços médicos e de enfermagem para diagnóstico precoce, tratamento preventivo, estabelecimento de condições de saúde que assegurem a cada membro da coletividade, um nível de vida favorável à manutenção da vida. Promoção da saúde como base das Ações em enfermagem em Saúde Coletiva. Na região das Américas e ai, o Brasil- A Saúde Coletiva surgiu na década de 70 contestando os atuais paradigmas de saúde existentes na América Latina buscando uma forma de superar a crise no campo da saúde. A Saúde Pública é entendida tanto na Europa quanto nas Américas como forma de controlar as endemias que ameaçavam as ordens econômicas vigentes e depois como controle social, buscando a erradicação da miséria, desnutrição e analfabetismo.