Busca do site
menu

Livro auxilia políticas sobre infância e juventude

ícone facebook
Publicado em:27/03/2014
Livro auxilia políticas sobre infância e juventudePara subsidiar o planejamento de ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) lançou o livro Levantamento nacional de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento. A publicação é resultado de uma pesquisa que atende aos compromissos assumidos pelo MDS no âmbito do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, o qual determina um conjunto de ações voltadas para o reordenamento da rede de abrigos e a reinserção familiar das crianças e adolescentes acolhidas nesses serviços.

A pesquisa que gerou o livro foi desenvolvida pelo Claves em parceria com o MDS. A publicação foi organizada pela pesquisadora do Claves/ENSP Simone Gonçalves de Assis juntamente com o coordenador geral do Serviço de Vigilância Social do MDS, Luís Otávio Pires Farias. O levantamento foi concluído em 2011 e abrangeu os serviços de acolhimento institucional e Programas de Família Acolhedora, bem como identificou a rede de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes no Brasil. Ao todo, foram visitados 1.229 municípios e identificados 2.624 serviços de acolhimento institucional e 144 programas de família acolhedora, em que estavam mais de 36 mil crianças e quase mil adolescentes.

Segundo seus organizadores, a compilação de informações detalhadas sobre esses serviços, e sobre as crianças e adolescentes neles atendidos, vai possibilitar às esferas governamentais aprimorar normas, diretrizes e estratégias voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O livro não é comercializado, mas está disponível para consulta no Claves.  
 
A publicação visa disseminar o conhecimento produzido para, assim, contribuir com um debate mais amplo e o aprimoramento das políticas e práticas no Brasil na área da infância e juventude. Este projeto contou com o apoio do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e foi submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Livro auxilia políticas sobre infância e juventude