Busca do site
menu

Seminário homenageia mulheres que fazem ciência

ícone facebook
Publicado em:26/03/2014
Seminário homenageia mulheres que fazem ciênciaO Comitê Pró Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz vai realizar sua primeira comemoração em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8/3). O encontro Mulheres fazendo Ciência acontecerá no dia 28 de março, às 8h, no salão internacional da ENSP. O Seminário abordará os novos dados de pesquisas relacionadas ao tema Mulheres na Ciência e alguns conceitos como normalidade, gênero e aprisionamento de mulheres. Durante a mesa de abertura - que contará com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o diretor da ENSP, Hermano Castro e da coordenadora do Comitê e pesquisadora do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas), Elizabeth Fleury - a pesquisadora da ENSP e editora da revista Ciência & Saúde Coletiva, Cecília Minayo, será homenageada. Os interessados devem se inscrever para participar do encontro. 
 
O Seminário será realizado no âmbito das comemorações do Mês da Mulher e é voltado para os trabalhadores e colaboradores da Fiocruz. As mesas programadas debaterão temas como pesquisas atuais e suas interfaces com a mulher; estatísticas públicas para os estudos de gênero; estatísticas sobre as mulheres brasileiras; a utilização da ciência para o combate à violência praticada contra mulheres; pesquisas da Fiocruz neste tema; saúde sexual reprodutiva e do parto; pesquisa sobre as trabalhadoras brasileiras; entre outros. 
 
A homenagem à Cecília Minayo está marcada para às 8h30 e será realizada por Paulo Gadelha e Hermano Castro. Na ocasião, a médica, patologista e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, Euzenir Nunes Sarno, também será homenageada. Esse reconhecimento é fruto de todo o trabalho que essas mulheres prestam à pesquisa brasileira.  
 
As pesquisadoras do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, Márcia Agostini e Vanda D’Adri apresentarão a mesa Panorama das pesquisas sobre Mulheres Trabalhadoras no Brasil. Márcia também participará da apresentação Protocolo de uma pesquisa: Mulheres fazendo Ciência – Resgate de Memórias do Trabalho. A coordenadora do Comitê, Elizabeth Fleury, juntamente com Stela Meneghel apresentarão o Dicionário Feminino da Infâmia – Acolhimento e Diagnóstico de Mulheres em Situação de Violência, livro produzido no âmbito do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, cujo objetivo é aproximar a teoria sobre a equidade de gênero à prática das equipes multiprofissionais de atendimento de mulheres em situação de violência no Brasil.
 
As inscrições são gratuitas. Para participar os interessados devem preencher o formulário de inscrição e enviar para maisa@cpqrr.fiocruz.br. Outras dúvidas também podem ser esclarecidas por neste e-mail ou ainda pelo telefone (31) 3349-7826. 
 
* com informações de Filipe Sathler, Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas)


Nenhum comentário para: Seminário homenageia mulheres que fazem ciência