Busca do site
menu

Hélio Fraga promove mostra em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose

ícone facebook
Publicado em:26/03/2014
Hélio Fraga promove mostra em alusão ao Dia Mundial da TuberculoseNove milhões de pessoas no mundo adoecem de tuberculose todos os anos e três milhões deste total ainda não recebem o tratamento que necessitam. Os dados são da Organização Mundial de Saúde e motivaram o tema da campanha pelo Dia Mundial da Tuberculose de 2014 (24/3), Reach the 3 million, promovida pela OMS em parceria com a ONG Stop TB. A campanha tem o objetivo de discutir o acesso ao diagnóstico e tratamento, através de abordagens inovadoras.
 
Em adesão à proposta da OMS, diversas instituições com atuação na área, entre elas o Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública (CRPHF/Ensp/Fiocruz), estão reunidas promovendo uma semana de atividades (24 a 27/3). São ações de conscientização acerca da doença infecciosa, com participação no lançamento da campanha nacional do Ministério da Saúde, divulgação de pesquisas, homenagens e a realização de mais uma edição da Mostra ENSP de Mobilização nacional na luta conta a tuberculose. 
 
A 4ª Mostra ENSP será inaugurada na quinta-feira, 27/3. A mesa de abertura terá participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, do diretor do CRPHF/ENSP, Otávio Porto, de Ana Alice Bevilaqua, do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT/RJ), e Carolina Cruz, do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT/RJ).

A mostra reunirá uma série de pesquisas desenvolvidas pela Fundação Oswaldo Cruz sobre a tuberculose. As mesas terão presença dos pesquisadores Miguel Aiub, que falará sobre o Projeto FioTB, às 9h30, e do pesquisador Jesus Ramos, que abordará a Descoberta da Mycobacterium fragae, às 10h. As atividades do Observatório Tuberculose Brasil serão apresentadas pelo coordenador da área de advocacy, comunicação e mobilização social, Carlos Basília, às 10h30. O pesquisador Jorge Rocha fará uma atualização sobre tuberculose e droga resistente, às 11 horas.

Hélio Fraga promove mostra em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose

Nesta quarta-feira (26/3), a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública, Margareth Dalcolmo, foi agraciada com o título de Benemérita do Estado do Rio de Janeiro. A homenagem foi prestada pelo deputado Gilberto Palmares, aprovada em plenário e publicada no Diário Oficial em setembro de 2013. Margareth é pneumologista clínica com experiência em protocolos de pesquisa e tratamento da tuberculose. A homenagem também marcou o Dia Mundial da Tuberculose (24/3).
 
Saiba mais sobre a tuberculose
 
Tuberculose - É uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Koch, e que afeta principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos como ossos, rins e meninges (membrana que protege o sistema nervoso central). A transmissão é feita por via respiratória e está ligada às baixas condições de vida, particularmente, a moradia em locais sem ventilação adequada e sem exposição ao sol.
 
 Os sintomas são tosse por mais de três semanas, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Deve-se buscar fazer o diagnóstico o mais rápido possível e iniciar logo o tratamento, pois após 15 dias sendo medicado o paciente para de transmitir a doença, diminuindo o número de pessoas que se infectam, bem como o número de doentes.
 
Dados alarmantes – O Brasil faz parte do conjunto de 22 países que concentram 80% dos casos da doença no mundo com 70 mil novos casos e 4.600 óbitos ao ano. O estado do Rio de Janeiro possui a maior incidência de casos no país, 72 em cada 100.000 habitantes. No ano de 2012 foram notificados 14.505 casos em todo o estado, sendo 11.614 novos casos. Cerca de 10% destes são coinfectados com o vírus HIV. A taxa de mortalidade no estado é alta; 739 óbitos apenas em 2012.
 
O Dia Mundial - O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose (em 24 de março de 1882) pelo Dr. Robert Koch.

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Hélio Fraga promove mostra em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose