Busca do site
menu

Publicação apresenta panorama da água potável no país

ícone facebook
Publicado em:27/03/2014
Publicação apresenta panorama da água potável no paísA ENSP promoveu o lançamento do livro The BraSIS Project: a EU-Brazil Sector Dialogue Project on Basic Sanitation. Fruto do projeto Brazilian Sanitation Information System (BraSIS), aprovado como parte da 6ª Convocatória dos Diálogos Setoriais entre União Europeia e Brasil, a publicação apresenta os resultados obtidos através do projeto BraSIS, na qual aponta um panorama das várias abordagens a respeito das informações sobre água potável no Brasil. Na ocasião, foram apresentados dados de pesquisas que compõem os dez capítulos da publicação, que conta com a colaboração de diversos pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições nacionais e internacionais. A publicação está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP. 

Estiveram presentes no lançamento do livro a coordenadora da publicação no Brasil e pesquisadora da ENSP, Clarice Melamed, e Celine Dondeynaz, uma das coordenadoras da publicação na União Europeia, e membro da Water Resources Unit - Joint Research Centre - European Commission. Também participaram os pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) e do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (Dssa) da Escola, Sergio Pacheco e Maria José Salles, respectivamente, que assinam dois capítulos do livro, além do Vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão da ENSP, Alex Molinaro, e do pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Antonio Tadeu de Oliveira. A atividade foi realizada no salão internacional da ENSP, em 19 de março.

Na ocasião o vice-diretor da ENSP, Alex Molinaro, destacou que o lançamento da publicação é a concretização de um trabalho antigo, bem recuperado, que reafirma o compromisso da Escola com as várias frentes e interfaces que o projeto possui com a Saúde Pública. A pesquisadora da ENSP Clarice Melamed explicou que ingressou nesta iniciativa há cerca de dois anos, através de um edital publicado pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), no qual foi contemplada. Ela ressaltou ainda o total apoio da presidência da Fiocruz no projeto, que foi executado em paralelo a primeira turma do mestrado profissional em Gestão e Regulação de Serviços Públicos de Saneamento Básico, promovido pela ENSP em parceria com a Fiocruz Brasília. O curso é coordenado pela pesquisadora.

Representando a União Europeia, Celine Dondeynaz apresentou o trabalho da Joint Research Centre no âmbito da European Commission. Segundo ela, o centro o objetivo de fornecer apoio científico e técnico para a concepção, desenvolvimento, implementação e acompanhamento das políticas da União Europeia. Dentre as principais áreas de competência sobre as quais atuam estão: energia; transportes não poluentes; meio ambiente e mudanças climáticas; agricultura e alimentação segura; gestão de recursos naturais e água; saúde e defesa do consumidor; informação; e comunicação e tecnologia.

Em sua fala, o pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Antonio Tadeu de Oliveira afirmou que as estatísticas de saneamento no Brasil apenas refletem a situação da política de saneamento do país, que não recebe incentivo. Para ele, é necessário criar uma consciência crítica para se opor ao sistema vigente, pois este não apresenta nenhum tipo de avanço. A pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola, Maria José Salles, apresentou o conteúdo de um dos capítulos do livro e trouxe comentários sobre o desenho e resultados selecionados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB 2008), com foco no componente abastecimento de água. O pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Sergio Pacheco, que também apresentou dados de mais um capítulo da publicação, que diz respeito ao desenvolvimento de soluções informatizadas para o sistema de abastecimento de água no Brasil.

Confira, em breve, os vídeos das apresentações no Canal da ENSP no Youtube

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Publicação apresenta panorama da água potável no país