Busca do site
menu

Formação em RH para a saúde é fundamental para o país

ícone facebook
Publicado em:25/03/2014

Formação em RH para a saúde é fundamental para o paísOs professores Naomar de Almeida Filho (UFBA), Ruben Araujo de Mattos (Uerj) e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, foram os convidados do primeiro Centro de Estudos da ENSP de 2014. Realizado no dia 20 de março, no auditório térreo da Escola, os palestrantes trouxeram suas visões, complementares, sobre os impasses e as perspectivas na formação profissional em Saúde no Brasil. Coube ao diretor da Escola, Hermano Castro, a coordenação do Ceensp. Confira, em vídeo, os melhores momentos das exposições.

Primeiro a se apresentar, Naomar de Almeida traçou uma relação entre os ciclos de educação e saúde no país, que seguem um mesmo modelo hegemônico que acaba desfavorecendo a população de baixa renda e, como isso, afetando a formação profissional em Saúde. Ao final, o professor apresentou a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - do qual é reitor -, que trabalhará com a lógica de um bacharelado interdisciplinar, no qual o estudante escolhe entre quatro áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia, para depois se graduar em algum curso específico.

Em uma fala mais contundente, o professor da Uerj Ruben Mattos questionou como fazer com que os profissionais de saúde formados pelo país venham trabalhar no Sistema Único de Saúde, uma vez que os incentivos para atuarem na rede privada são melhores. Para ele, é fundamental que se pensem estratégias que atuem sobre o sujeito e não apenas sobre a lógica do serviço. Encerrando a mesa de debates, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, traçou um histórico da formação em saúde no Brasil, cujo debate sobre a necessidade de mais profissionais para o sistema nacional ocorre desde antes da criação do SUS, ainda na década de 70. Por fim, destacou a iniciativa ‘Mais médicos’, do Governo Federal, que tem como intuito diminuir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do país.

Confira, abaixo, um vídeo com os melhores momentos das apresentações dos três expositores. Nos links da Biblioteca Multimídia da ENSP estão as apresentações completas (vídeos e textos) de cada um deles.
 



Exposições completas no canal da ENSP no YouTube:

Clique aqui e assista a palestra de Naomar de Almeida.

Clique aqui e assista a palestra de Ruben Mattos.

Clique aqui e assista a palesta de Paulo Gadelha.


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Vídeos

Nenhum comentário para: Formação em RH para a saúde é fundamental para o país