Busca do site
menu

Fiocruz e UE lançam publicação sobre saneamento na quarta-feira (19/3)

ícone facebook
Publicado em:18/03/2014

No dia 19 de março, será realizado no salão internacional da ENSP, às 10 horas, o lançamento do livro The BraSIS Project: a EU-Brazil Sector Dialogue Project on Basic Sanitation. A publicação é fruto do projeto Brazilian Sanitation Information System (BraSIS), aprovado como parte da 6ª Convocatória dos Diálogos Setoriais entre União Europeia e Brasil, e traz os resultados obtidos através do projeto BraSIS, que incentivou o trabalho conjunto de pesquisadores brasileiros e europeus por meio do intercâmbio de experiências quanto a sistematização de informações relacionadas ao abastecimento de água. No Brasil, o livro foi coordenado pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Clarice Melamed, e na União Europeia pelos pesquisadores Celine Dondeynaz e César Carmona Moreno da Water Resources Unit, Joint Research Centre - European Commission.

Dividida em dez capítulos, a publicação traz um panorama das várias abordagens a respeito dos dados sobre água potável no Brasil e conta com a colaboração de diversos pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições nacionais e internacionais. Segundo a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, e líder do Grupo de Pesquisa Economia e Políticas Públicas Clarice Melamed, os dados apresentados na publicação são, em parte, baseados em um estudo anterior realizado, por meio de um contrato de consultoria assinado com o Ministério das Cidades para avaliar os resultados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008, coordenada e publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na ocasião do lançamento do livro será proferida uma sessão científica com o mesmo nome da publicação, The BraSIS Project: a EU-Brazil Sector Dialogue Project on Basic Sanitation, na qual o projeto e seus principais resultados serão apresentados. A sessão contará com a participação de duas organizadoras do livro Clarice Melamed e Celine Dondeynaz, que representará Joint Research Centre e o Institute for Environment and Sustainability de Ispra – Itália.

A cerimônia de lançamento contará também com a presença do diretor da ENSP, Hermano Castro, dos pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde e do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola, Sergio Pacheco e Maria José Salles, respectivamente. Além do pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Antonio Tadeu de Oliveira.

A sessão será aberta aos interessados e não necessitará de inscrição prévia. Na ocasião estarão disponíveis exemplares do livro The BraSIS Project: a EU-Brazil Sector Dialogue Project on Basic Sanitation para distribuição gratuita.
 

Fiocruz e UE lançam publicação sobre saneamento na quarta-feira (19/3)

 


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Fiocruz e UE lançam publicação sobre saneamento na quarta-feira (19/3)