Busca do site
menu

Exposição sobre o Prêmio Nobel está no Rio de Janeiro

ícone facebook
Publicado em:12/03/2014
A vida dos premiados e suas inovações que contribuíram para o progresso da humanidade são os destaques da exposição O Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo, que tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 22 de abril, na biblioteca da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 
Nela, o público terá acesso à informações sobre o Prêmio Nobel, seus vencedores, invenções, critérios de escolha e categorias. Detalhes sobre a vida e obra do químico Alfred Nobel (1833 - 1896), idealizador da premiação e inventor da dinamite e do detonador também são revelados. Dessa forma, os visitantes poderão conhecer melhor a contribuição e relevância da premiação em diversas áreas como física, química, medicina, literatura, paz e economia.
 
Entre as preciosidades selecionadas para a mostra no Rio de Janeiro, os visitantes poderão ver o caderno de anotações do escritor Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura, em 2010. E mais documentos exclusivos, obras de arte e invenções como rádio transistorizado, penicilina, plástico, câmera digital, disco rígido, ponteiro laser, computador e outras ideias que revolucionaram o mundo.
 
O objetivo da exposição é difundir o Nobel e sua trajetória. Ela está apresentada em cinco pavilhões interativos que trazem uma rica coleção de textos, imagens, artefatos, documentos exclusivos, interpretações artísticas originais e técnicas avançadas de importantes vencedores do prêmio que mudaram o mundo com suas ideias. O público pode fazer uma viagem pelos seguintes temas: Os critérios e as diferentes categorias dos Prêmios, A vida de Alfred Nobel, O Prêmio Nobel de 1901 até hoje, O Prêmio Nobel em nossas vidas, e O Prêmio Nobel e o futuro.
 
Sobre o Museu Nobel
 
O objetivo do Museu Nobel é difundir conhecimento e despertar interesse e discussão em torno das ciências naturais e da cultura, por meio da criatividade e técnicas de exposição, tecnologia moderna e design elegante. No Museu Nobel é possível conhecer mais sobre o Prêmio Nobel, seu fundador, assim como os vencedores e seus esforços criativos. O Museu Nobel fica em Estocolmo, com acervo permanente, exposições temporárias, bistrô e loja.
 
Serviço:
 
Exposição: O Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo
De 13 de março a 22 de abril (aberto todos os dias)
Horário: das 10h às 20h
Local: Fundação Getúlio Vargas – biblioteca
Endereço: Praia de Botafogo, 190 – (21) 3799-4747
Entrada gratuita                                         

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Exposição sobre o Prêmio Nobel está no Rio de Janeiro