Busca do site
menu

Inscrições abertas para bolsa de extensão e iniciação científica júnior

ícone facebook
Publicado em:10/03/2014

Inscrições abertas para bolsa de extensão e iniciação científica júniorA Fiocruz Brasília e a ENSP, através do projeto Participação e Dinamização Juvenil no PSE: projeto de implementação e acompanhamento das ‘Estratégias para Educação entre Pares, estão com inscrições abertas para a seleção de bolsista de extensão e iniciação científica júnior, intitulado bolsista DRP. O edital visa selecionar quatro bolsistas que atuarão como dinamizadores para a promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos do Programa Saúde na Escola (PSE), em duas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro. As inscrições começam nesta quarta-feira 9 de abril. 

Podem se canditatar ao edital estudantes regularmente matriculados na rede pública de Ensino Médio (primeiro e segundo ano) dos Colégios Estaduais Júlia Kubitschek e Ignácio de Azevedo do Amaral, que possuem perfil de liderança, articulação dentro da comunidade escolar, motivação para execução das ações, interesse pelas questões de saúde e cultura, boa comunicação e conhecimento acerca das mídias sociais como ferramentas para a promoção da saúde e protagonismo juvenil.

Os canditados devem ter disponibilidade para uma carga horária de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais, para a realização das ações. Os bolsistas selecionados terão como incumbência a realização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) na sua Escola de referência, que inclui o mapeamento dos atores que realizam ações relacionadas à qualidade de vida dos jovens na região (perfil, atuação, se e como interagem entre si e como podem contribuir para o PSE); e o levantamento de questões pertinentes à saúde da 'Comunidade Saúde na Escola' (escolares, profissionais de educação e saúde, familiares, educandos, e parcerias), revelando as prioridades locais.

Alé disso, os bolsistas deverão participar das reuniões periódicas do Fórum Permanente do PSE, por meio do grupo de acompanhamento do Projeto Fiocruz  PSE, visando o fortalecimento da implementação do Programa em seu território, e dar apoio ao monitoramento das ações de saúde e educação dos Fóruns do PSE na escola; identificar ações do campo da saúde na escola; dar apoio à divulgação e participação no planejamento em oficinas, reuniões, seminários e eventos sobre as ações do Programa Saúde na Escola; dar apoio a elaboração de relatórios dos resultados alcançados.

Será ainda de atribuição dos bolsistas a criação e alimentação de mídia social para integração do PSE nas escolas;  o registros das experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas (caderno de campo, material audiovisual, etc e a partivipação oficinas de formação na Unidade Escolar. O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira delas eliminatória, que consiste no correto preenchimento e assinatura do Formulário de Inscrição e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), respectivamente. 

Os interessados deverão retirar e entregar o TCLE e o Formulário de Inscrição entre os dias 9 a 22 de abril, nos turno da manhã e tarde na Unidade Escolar. A inscrição só será homologada mediante a entrega do TCLE devidamente preenchido e assinado pelo responsável. A segunda etapa, consistirá em dinâmica de grupo e entrevistas que ocorrerão entre os dias 24 e 30 de abril, em horário e local previamente divulgado no Mural da Escola.

Clique aqui e acesse o edital na íntegra.

Mais informações pelo telefone (21) 2598-2644 ou através do e -mail: pserj.fiocruz@gmail.com.


Seções Relacionadas:
Editais

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para bolsa de extensão e iniciação científica júnior