Busca do site
menu

Laboratórios de Inovação do SUS na IV Mostra Saúde da Família

ícone facebook
Publicado em:10/03/2014
Os Laboratórios de Inovação participam da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, que acontece em Brasília, de 12 a 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Opas Brasil, os Laboratórios de Inovação buscam identificar, sistematizar e divulgar experiências significativas em saúde, resgatando e analisando os processos, as práticas, as ferramentas e os instrumentos desenvolvidos localmente e que vêm apresentando resultados positivos na saúde da população.
 
Serão apresentadas experiências inovadoras de seis Laboratórios de Inovação que tratam sobre Atenção Domiciliar, Manejo da Obesidade, Manejo de Crônicas em Santo Antônio do Monte/MG, Boas Práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens, Participação Social e Governança e Regionalização; Ouvidoria e Gestão Participativa. Haverá, inclusive, lançamento do edital de seleção para o Laboratório de Inovação em Participação Social entre as atividades.
 
13/03
 
Laboratório de Inovação sobre Boas Práticas na Atenção de Adolescentes e Jovens  – apresentará os resultados do edital de 2013 sobre experiências exitosas realizadas na Atenção Básica. Durante a oficina, será demonstrada uma iniciativa de protagonismo juvenil a partir de um projeto considerado replicável na atenção básica (RAP da saúde).
 
Laboratório de Inovações no Manejo das Condições Crônicas no município de Santo Antônio do Monte, Minas Gerais – desenvolvido em parceria com o Conass, apresentará os resultados preliminaries do trabalho que tem foco nas doenças hipertensão e diabetes e nas  gestantes e crianças até um ano de idade. Além disso, desenvolve um modelo de atenção que  integra as áreas de vigilância e atenção básica no município. O coordenador do Laboratório é o sanitarista Eugênio Vilaça.
 
14/03
 
Laboratório de Inovações em Participação Social – desde 2011, revisa e analisa diversas experiências de participação e inclusão de cidadãos em políticas de saúde, por meio da parceria entre a OPAS Brasil e Conselho Nacional de Saúde (CNS). NA oficina, está previsto o Lançamento do Edital do III Laboratório de Inovação em Participação Social / 2014, com tema “Experiências exitosas nos processos de elaboração e seguimento das Conferências de Saúde”; apresentação e debate da análise das contribuições dos Laboratórios de Inovação em Participação Social de 2011 e 2012; e lançamento de livro.
 
Laboratório de Inovações em Governança e Regionalização; Ouvidoria e Gestão Participativa – tem foco na  troca de experiências entre acadêmicos e gestores de sistemas e serviços de saúde do Brasil e do exterior. A proposta de incentivo à cooperação internacional se dá em processos de diálogos e pesquisas colaborativas no Brasil, no Canadá, na França, na Itália, na Alemanha, em Portugal e nos demais países de língua portuguesa. Em especial, são estimuladas a aproximação entre as instâncias equivalentes de Ouvidoria, Governança da Saúde e Promoção da Equidade e da Gestão Participativa em Saúde, bem como dos acadêmicos de referência dedicados às áreas, para compartilhar boas experiências em saúde e promover o aprimoramento dos sistemas nacionais de saúde.
 
15/03
 
Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar – serão apresentadas três experiências acompanhadas em 2013, provenientes de  São Bernardo do Campo – Avaliação de complexidade; Rio de Janeiro – Regulação; e de Salvador – Saúde Mental.
 
Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade – apresentará o trabalho de oito experiências desenvolvidas na atenção básica.  Foram convidadas para a Mostra as práticas inovadoras desenvolvidas nos municípios de Sorriso (MT), Braga (RS), Curitiba (PR), Taió, Florianópolis e Pomerode (SC).

Fonte: APS Redes
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Laboratórios de Inovação do SUS na IV Mostra Saúde da Família