Busca do site
menu

Sistema Único de Assistência Social na Radis de março

ícone facebook
Publicado em:07/03/2014
Sistema Único de Assistência Social na Radis de marçoA Revista Radis de março de 2014 (n. 138) destaca, na reportagem de capa, o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Criado em 2005 e presente em 99% dos municípios para acolher pessoas e famílias no enfrentamento de situações de risco e de violação de direitos, o Suas possui 10 mil unidades públicas e 13 mil entidades privadas de atendimento, onde trabalham 590 mil profissionais — assistentes sociais, psicólogos, gestores. O Sistema nasceu para garantir a assistência social como um direito do cidadão e dever do Estado, como já haviam instituído a Constituição Federal de 1988 ("a assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social") e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), de 1993 ("a assistência social é direito do cidadão e dever do Estado").
 
A Equipe da Radis esteve na 9ª Conferência Nacional de Assistência Social, que reuniu 3 mil pessoas entre 16 e 19 de dezembro de 2013, em Brasília. Oito anos depois da criação do Suas, o balanço de usuários, profissionais e gestores é positivo. “Na conferência, o clima foi de comemoração pelos ganhos recentes, especialmente após a sanção da Lei 12.435, de 2011”, aponta a reportagem.
 
A edição de março traz ainda reportagem sobre a contribuição da geografia para o entendimento do território e seu contexto, em matéria com os pesquisadores Cristovam Barcellos, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict/Fiocruz), e Helen Gurgel, professora da Universidade de Brasília (UnB), além de um balanço dos delegados da Abrasco sobre a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, cujas avaliações detectaram poucos avanços na garantia da saúde dos 305 povos que habitam o país.
 
Leia também reportagens sobre uma dissertação de mestrado que alerta para a importância de dialogar com os usuários da Estratégia Saúde da Família, sobre o uso do teatro como instrumento de acessibilidade e da observação crítica sobre a mídia para interpretar notícias recentes, além de um texto do sociólogo portugês Boaventura de Souza Santos, na coluna Pós-Tudo.
 
A Radis 138 traz as seções Súmula, Radis Adverte, Toques da redação e Serviço. Acesse a edição completa aqui.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Sistema Único de Assistência Social na Radis de março