Busca do site
menu

Curso debate formas de prevenir efeitos do clima sobre as doenças

ícone facebook
Publicado em:18/02/2014
Terminou na sexta-feira (14/2) o Workshop on the integration of environmental remote sensing products to inform health early warning systems, financiado pela Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, e coordenado pelos professores dos programas de pós-graduação da ENSP Christovam Barcellos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e Marilia Sá Carvalho, do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz).

Curso debate formas de prevenir efeitos do clima sobre as doenças

O curso teve a duração de duas semanas e contou com a participação dos professores Pietro Ceccato, do International Research Institute for Climate and Society (IRI), da Universidade de Columbia, EUA, e Rachel Lowe, do Catalan Institute for Climate Sciences (IC3), da Espanha. O pesquisador do Instituto nacional de Pesquisas Espaciais, Antonio Miguel Vieira Monteiro, também participou da atividade. 
 
De acordo com os coordenadores do workshop, o ambiente e o clima têm impacto significativo sobre série de doenças de grande importância no Brasil, como dengue e malária, por exemplo. Embora exista uma grande variedade de dados de sensoriamento remoto ambientais disponíveis, eles raramente são convertidos em modelos de previsão específica para a saúde, capazes de informar o planejamento e ações de mitigação. Dessa forma, o workshop teve como objetivo introduzir várias ferramentas que podem ser usadas para acesso, visualização e análise desses conjuntos de dados, e para mostrar como podem ser extraídos e convertidos em um formato adequado para a modelagem de efeitos do clima sobre doenças. 
 
Participaram alunos de diversos programas de pós-graduação da Fiocruz e de outros locais do país. Como produtos do workshop, três trabalhos aplicados a diferentes locais do país serão apresentados. Os temas serão malária, dengue e doença diarreica.

Seções Relacionadas:
Ensino Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Curso debate formas de prevenir efeitos do clima sobre as doenças