Busca do site
menu

Dia da Não-Violência: evento alerta para diversas formas de abuso

ícone facebook
Publicado em:31/01/2014
Dia da Não-Violência: evento alerta para diversas formas de abusoNa quarta-feira, 30 de janeiro, o Grupo de Educação e Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Silval Faria (CSEGSF/ENSP) promoveu um encontro no Dia Internacional da Não-Violência. A atividade apresentou um balanço das políticas públicas no Complexo de Manguinhos, com destaque à Agência de Comunicação Comunitária, responsável pela elaboração do jornal e blog Fala Manguinhos, além de um debate sobre a violência contra a mulher. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar usuários e profissionais para uma Cultura da Paz e seus benefícios para a saúde. Estiveram presentes no local Jorge Luiz da Costa Silva, do Conselho Comunitário de Manguinhos, Simone Quintela, da Agência de Comunicação Comunitária, e Rita de Cássia da Costa Vasconcelos, do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs).

Segundo Jorge Luiz, Manguinhos é um território no qual os moradores sofrem com uma serie de violências. Além das formas tradicionais da violência, há o abuso em relação aos serviços prestados, como o fornecimento de água, energia, coleta de lixo, habitação, segurança, entre outros. “É evidente que uma pessoa que vive em um ambiente com essas carências pode apresentar diversos problemas de saúde, muitas vezes originados pelo estresse causado pela falta desses serviços.” Para ele, o estado tem que ter o compromisso de promover a saúde da comunidade, incentivando o lazer, a cultura, a educação e o esporte. Jorge expôs ainda dados que apontam a expectativa de vida dos moradores de Manguinhos, comparando-os aos moradores de outras regiões. “Enquanto um morador do Méier vive em média 72 anos, o de Manguinhos vive 57.” Para ele, isso é resultado de um território que sofre violências em todos os aspectos.

Dia da Não-Violência: evento alerta para diversas formas de abuso

De acordo com Jorge, pensar em um território não violento é pensar em um território mais saudável e, na sua opinião, uma das respostas para isso é a participação da população. “Só é possível transformar essa realidade se usarmos a potência da nossa voz. Nesse sentido, o jornal é uma importante ferramenta. Nós precisamos usar esse veículo pra atingir todo o Complexo. Para denunciar algum problema, anunciar alguma solução ou comemorar alguma conquista, buscando melhorar a condição de vida dos moradores de Manguinhos.”

Sobre a violência contra a mulher, Rita de Cássia da Costa Vasconcelos, do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs), comentou as diversas formas em que ela se apresenta na Lei Maria da Penha, como a violência física, verbal, psciológica, moral, sexual, entre outras. Rita apontou ainda como formas de violência sofridas pela mulher a morte e as possíveis complicações no parto.

O Dia Mundial da Não Violência foi proclamado pela ONU em homenagem a Mohandas K. Gandhi, cujo assassinato ocorreu dia 30 de janeiro de 1948. Gandhi, também chamado Mahatma (que significa grande alma, alma iluminada), nasceu na Índia, em 1869. É considerado um dos principais líderes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça.

Este foi o primeiro evento do ano do Grupo de Educação e Promoção da Saúde que se formou em 2010, mas de acordo com a Coordenadora do Grupo de Educação, Sueli Rosa Gama, serão feitas várias ações educativas na sala de espera: “Teremos em fevereiro, dia 6, atividades do Dia Mundial da Hanseníase e o Carnaval sem Dengue. No mês de março, celebraremos o Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial de Combate à Tuberculose”.

Dia da Não-Violência: evento alerta para diversas formas de abuso

Seções Relacionadas:
Assistência Projetos Sociais

Nenhum comentário para: Dia da Não-Violência: evento alerta para diversas formas de abuso