Busca do site
menu

Diversidade de temas marcaram Ceensp em 2013

ícone facebook
Publicado em:20/12/2013
Diversidade de temas marcaram Ceensp em 2013Reconhecido na Escola Nacional de Saúde Pública como um espaço de discussão entre alunos e pesquisadores a respeito dos temas que norteiam não só o campo da saúde pública, mas todos os aspectos que envolvem a política do país, a formação profissional, as inovações tecnológicas e muitos assuntos das diversas áreas do conhecimento, o Centro de Estudos da ENSP encerrou o ano de 2013 com 17 sessões. Os eventos discutiram o uso da nova tecnologia GeneXpert e seu impacto na organização de serviços, a participação da indústria, do mercado e dos determinantes sociais no controle das doenças crônicas não transmissíveis, os modelos de gestão da atenção básica no RJ, a atuação da Escola no monitoramento de grandes empreendimentos, além de muitos outros. Confira a retrospectiva do Ceensp em 2013.
 
As atividades do Centro de Estudos da ENSP em 2013 começaram no mês de fevereiro, com o tema A nova tecnologia GeneXpert e seu impacto na organização de serviços, captação de casos e controle da tuberculose droga resistente. Participaram dos debates Fernanda Dockhorn Costa, médica infectologista do Programa Nacional de Controle da Tuberculose/MS; Maria Claudia da Silva Vater, professora adjunta da UFRJ; Betina Durovni, superintendente da SMS-RJ; e Fátima Cristina O. Fandinho Montes, chefe do Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e Outras Micobactérias do CRPHF/ENSP.
 
Com o tema Desgovernança da sustentabilidade, o segundo encontro do Ceensp em 2013, realizado 13/3, teve como palestrante o professor dos programas de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), José Eli da Veiga. Já Financiamento em pesquisa no Rio de Janeiro foi a terceira edição do Ceensp, trazendo para a Escola o presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Ruy Garcia Marques. 
 
Diversidade de temas marcaram Ceensp em 2013Farmacoepidemiologia e tomada de decisão em sistemas de saúde foi o tema do quarto Ceensp do ano, reunindo Helena Lutéscia Luna Coelho, professora titular de Farmacoepidemiologia da Universidade Federal do Ceará e consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS); Björn Wettermark, pesquisador do Karolinska Institutet (KI) e gestor do Stockholm County Council (SLL); e Brian Godman, pesquisador do KI e da University of Strathclyde. O quinto encontro reuniu Luciano Toledo, coordenador-geral do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj, e Paulo Sabroza, coordenador técnico do projeto, ambos pesquisadores da ENSP, para debater Monitoramento de condições de vida e saúde em áreas de implantação de grandes empreendimentos: desafios metodológicos.
 
Os expositores convidados do sexto encontro do Ceensp foram a gerente-geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise de Oliveira Resende; o superintendente de Vigilância Sanitária da Subsecretaria de Vigilância em Saúde/SES-RJ, Jorge de Oliveira Cavalcanti; e a integrante da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Marissol Figueiredo de Souza, que abordaram o tema Vigilância sanitária nos eventos de massa: a importância do voluntariado.
 
Diversidade de temas marcaram Ceensp em 2013O tema do sétimo encontro foi Indústria, mercado e determinantes sociais no controle das doenças crônicas não transmissíveis, com os palestrantes Luis David Castiel, Alberto Pellegrini Filho e Dóra Chor, todos pesquisadores da ENSP, e a diretora executiva da ACT e presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA), Paula Johns. Vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuação em comitês de mortalidade foi o assunto do oitavo encontro, com participação da professora da Universidade Federal de Pernambuco, Sandra Valongueiro Alves, da coordenadora do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e do professor do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz, Marcos Augusto Bastos Dias.

Avaliação dos três anos de experiência dos novos modelos de gestão na atenção básica no Rio de Janeiro foi o assunto novo encontro do Ceensp, tendo como palestrantes o vereador do Rio de Janeiro Paulo Pinheiro; a pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi; o pesquisador da ENSP Nilson do Rosário Costa; e o subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da SMSDC/RJ, Daniel Soranz. O décimo encontro, Muito além do peso, recebeu Ekaterine Karageorgiadis, do Instituto Alana e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), para falar sobre obesidade infantil.
 
O 11º encontro do Centro de Estudos da ENSP em 2013 teve como tema Determinantes sociais de saúde: como as desigualdades se expressam no trabalho?. A expositora convidada foi a pesquisadora Susanna Toivanen, do Instituto Karolinska/Universidade de Estocolmo, e a coordenação ficará a cargo da pesquisadora da ENSP Dóra Chor.

Diversidade de temas marcaram Ceensp em 2013Classes Sociais, Território e Saúde foi o tema da 12ª atividade do Ceensp, recebendo os palestrantes Armando de Negri, do Instituto de Ensino e Pesquisa - Hcor; Carlos Brandão, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural; e José Alcides Figueiredo, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O encontro foi coordenado pelo diretor do Fórum Itaboraí/Fiocruz, Felix J. Rosemberg, e teve como debatedores os pesquisadores da ENSP Ary Miranda e Eduardo Stotz.

Privacidade, dados pessoais e dados corporais na sociedade da tecnologia da informação foi o tema do 13º encontro do Centro de Estudos. O evento contou com as participações de Diego Carvalho Machado, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Ilara Hammerli Moraes, pesquisadora do departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP), e Carolina Mendes Franco, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/ENSP). A coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP, Angela Esher, coordenou os debates.
 
O 14º encontro teve como base a série do canal GNT Mulheres de Aço. O debate apresentou como é a vida das mulheres que escolheram o combate ao crime como profissão e a repercussão dessa escolha em suas vidas pessoais. Participaram do Ceensp a delegada titular da 6ª Delegacia de Polícia Civil do RJ, Valéria de Aragão Sadio, a comandante da UPP Cajú, major Alessandra Veruska Carvalhaes, e a codiretora da série, Susanna Lira.
 
As palestrantes Rosane Harter Griep (Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz), Letícia de Oliveira Cardoso e Enirtes Caetano Prates Melo, da ENSP, apresentaram, sob a coordenação de Dora Chor, os resultados do Elsa-Brasil, uma investigação multicêntrica de coorte composta de 15 mil funcionários de 6 instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Este foi o assunto do 15º Centro de Estudos da ENSP. Já o 16º encontro teve como tema Morte materna e cesariana e contou com a presença da palestrante Marie-Hélène Bouvier-Colle, membro do Alto Conselho de Saúde Pública da França e pesquisadora emérita do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm). A coordenação do evento foi da pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal.
 
Diversidade de temas marcaram Ceensp em 2013Cada vez mais, as instituições acadêmicas compreendem a importância de sua produção científica, porque é por meio dessa produção que o conhecimento é difundido, democratizado e levado até a sociedade. Segundo informações da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Brasil é responsável por 2,7% da produção científica mundial, mas ainda ocupa a 58ª colocação entre os países mais inovadores do mundo. É com essa temática que a ENSP promoveu o 17º e último Centro de Estudos da ENSP em novembro de 2013 com o tema Produção científica, produtividade e construção do conhecimento. Participaram dos debates a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV/Fiocruz, Marcela Pronko e a professora do Nesc/UFRJ Regina H. Simões Barbosa.

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Diversidade de temas marcaram Ceensp em 2013