Busca do site
menu

Retrospectiva apresenta atividades da ENSP em 2013

ícone facebook
Publicado em:20/12/2013

Retrospectiva apresenta atividades da ENSP em 2013O ano de 2013 foi intenso para a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Na mesma data em que se comemorou os 25 anos de criação do Sistema Único de Saúde e em que foi lembrado os 10 anos sem o sanitarista Arouca, a ENSP vivenciou intensamente uma série de eventos, incluindo um processo eleitoral que culminou com a eleição, em maio, do novo Diretor da Escola, Hermano Castro. Podemos ressaltar, ainda, os excelentes resultados na Avaliação Trienal da Capes (2010-2012) em seus programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública, que foram conceituados com a nota 6. Outro ponto de destaque para a instituição foi aproximar suas produções científicas e acadêmicas junto à sociedade, fazendo com que os trabalhos aqui produzidos se traduzam em melhores das condições de saúde, trabalho e vida para a população brasileira, através da criação de três grandes Fóruns de Articulação (Movimentos Sociais, Saúde e Ambiente, e Informação, Comunicação e Tecnologia de Informação). Apesar de todas as novidades, uma notícia chocou tanto a comunidade ENSP quanto a da Fiocruz: a prisão, de forma arbitrária, do pesquisador Paulo Bruno, enquanto cobria as manifestações populares ocorridas no Rio de Janeiro, no mês de outubro. Tal episódio mostrou a força e a união da Escola na luta por sua libertação. “A ENSP foi, e segue, sendo uma das protagonistas da história de conquistas da saúde no país, contribuindo fortemente para a construção do SUS, maior patrimônio da Saúde Pública brasileira e este é o caminho que continuaremos trilhando nos próximos anos”, afirma o diretor Hermano Castro. Estes e outros assuntos foram alguns dos pontos destacados pelo Portal da ENSP ao longo do ano e que o Informe ENSP traz como retrospectiva em seu último boletim de 2013.

Nesta edição especial, o leitor poderá acompanhar uma série de reportagens dos temas que contribuíram para a disseminação do trabalho da Escola e do desenvolvimento das atividades que resultaram em inovações nas mais diversas áreas da saúde coletiva. Alguns destaques apresentados abaixo são a segunda edição do edital Inova ENSP, programa incentiva a implantação de uma estratégia institucional voltada para o fortalecimento da dimensão da pesquisa na ENSP, contribuindo, dessa forma, para o reposicionamento da Escola como protagonista no que diz respeito a questões da esfera do Estado e de políticas públicas. Segundo o diretor Hermano Castro, em entrevista para o Informe ENSP, “a Pesquisa é uma de nossas áreas estratégicas, que está intimamente ligada à nossa missão institucional. Já o Ensino se confunde com a missão histórica da ENSP. É o nosso principal eixo organizador e razão de sermos uma Escola Nacional e de Estado”. Hermano destaca ainda o compromisso da Direção com o fortalecimento do apoio à pesquisa em nossa Escola, que esse ano foi reforçado também através de uma chamada pública para grupos de pesquisa da ENSP apresentarem propostas para o desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de abrangência do Teias Manguinhos.

Cabem destaques, ainda, à inauguração do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP), que visa trabalhar a temática do tabaco associado às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), especialmente no âmbito do sedentarismo, da alimentação inadequada e do uso prejudicial do álcool, e do Observatório Tuberculose Brasil – integrante da rede FIO-TB –, que ajuda a fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o controle da tuberculose, com o monitoramento das políticas públicas de saúde e promoção do controle social, ampliam o engajamento social da instituição na disseminação do conhecimento.

O ensino na Escola, além da boa avaliação da avaliação da Capes, ofertou, em 2013 uma gama de cursos de especialização e qualificação profissional, nas modalidades presencial e de educação a distância, para todo o país, bem como consolidou e criou novos cursos de mestrado profissional, uma estratégia para capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos. Tivemos, mais uma vez, o reconhecimento da excelência de nosso Programa de Educação a Distância (EAD/ENSP), que recebeu menção honrosa durante o Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) pelo trabalho desenvolvido ao longo dos seus 15 anos de história. Para dar conta dos desafios que se colocam para a Escola no campo do ensino, o diretor Hermano Castro destaca ainda a articulação entre as Vices-Direções de Pós-graduação e de Escola de Governo em Saúde, no sentido de reorganizar a área de ensino na Direção da Escola, a retomada de alguns fóruns de discussão e deliberação sobre o ensino, como o Colegiado da Escola de Governo e a chamada para um encontro aberto sobre o ensino, de grande repercussão na Escola, bem como o esforço de se pactuar instrumentos de regulação e organização de fluxos para as diversas atividades de ensino na Escola.

Outro ponto a se destacar foi o lançamento do site Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres, que integra o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes) da Fiocruz. O ambiente digital, que contém materiais sobre temas relacionados com saúde em emergências e desastres, é dirigido a profissionais e gestores da saúde, além de outros setores que trabalham com o tema, como meio ambiente, assistência social, organizações não governamentais que atuam em desastres e voluntários que lidam com o tema.

Cabe, ainda, o destaque ao investimento no campo dos serviços de referência na ENSP, em especial a preparação das avaliações da Acreditação do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), bem como os investimentos e a preparação do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) para a acreditação de seus serviços. A reestruturação da área de serviços na Direção da ENSP tem tido apoio intenso de um conjunto de profissionais dessa Escola e da própria Direção, e deverá ter espaço estratégico no ano que em breve se inicia.

Nesse ano de 2013, a Escola comemorou 59 anos de existência com uma semana de intensas atividades e debates buscando repensar o SUS para os próximos anos e lembrando o pensamento crítico de Sergio Arouca na luta pela reforma sanitária do país. Confira aqui o que aconteceu durante esse rico e intenso momento de debate em nossa Escola.

Confira, abaixo, o que de melhor ocorreu no ano de 2013 na ENSP e veja também um balanço das 44 entrevistas publicadas pelo informativo ao longo do ano, bem como todas as atividades realizadas pelo Centro de Estudos da ENSP (Ceensp), um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm a Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública, além dos prêmios recebidos por pesquisadores e alunos da instituição e um resumo das melhores trabalhos de mestrado e doutorado defendidos na Escola neste período.

O Informe ENSP encerra suas atividades em 2013, voltando a circular no dia 6 de janeiro de 2014.

Janeiro de 2013

Revista Saúde em Debate é incluída na base SciELO
A revista Saúde em Debate, fundada em 1976 e que tem como editor o pesquisador da ENSP Paulo Amarante, foi incluída na base eletrônica Scielo.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/31759

Um ano de mudanças para a revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP
Uma das principais fontes de informação da área científica em saúde pública editada na América Latina, a publicação passou a contar com um novo trio de editoras-chefes, com resumo e editorial em três idiomas (português, inglês e espanhol), além das seções Perspectivas e Questões Metodológicas.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/31831

Fevereiro de 2013

Brasil e França fortalecem cooperação
A comitiva francesa se mostrou especialmente interessada na expertise da ENSP em relação à reorganização da atenção básica brasileira e ao exemplo do Teias-Escola Manguinhos, bem como na questão dos Determinantes Sociais em Saúde e no processo de acreditação pedagógica da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública para cursos lato sensu.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/31896

Pesquisa analisa terreno da Refinaria de Manguinhos
O estudo trata da região onde o governo pretende implantar um projeto habitacional para a população de baixa renda, mas segundo pesquisadores da ENSP, é impossível descontaminar ou tratar a área industrial da antiga refinaria para que se torne propícia para o assentamento humano.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32014

Março de 2013

Programa de Bioética lança site para alunos e docentes
O novo espaço pretende ser um fácil canal de relacionamento entre alunos e docentes do Programa e a sociedade com interesse pelo tema e pelos cursos ofertados.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32131

ENSP inaugura Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde
O objetivo do Cetab é trabalhar a temática do tabaco associado às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), especialmente no âmbito do sedentarismo, da alimentação inadequada e do uso prejudicial do álcool.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32197

Política e repositório da ENSP obtêm registro internacional
A ENSP dispõe de uma Política Institucional de Acesso Aberto que acaba de ser publicada oficialmente no site Registry of Open Access Repositories Mandatory Archiving Policies(ROARMAP). O Repositório Institucional de Acesso Livre em Saúde Pública da Escola também se encontra registrado no OpenDOAR, um diretório acadêmico oficial de repositórios de acesso aberto.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32249

Pesquisador da ENSP recebe Prêmio Oscar Niemeyer
O pesquisador Odir Clécio da Cruz Roque, do Departamento de Saúde e Saneamento Ambiental (DSSA/ENSP), foi contemplado na II edição do Prêmio Oscar Niemeyer, pelo projeto Proposta de medida compensatória ao emissário submarino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj): implantação do esgotamento sanitário para a região de Itaipuaçu, Maricá/RJ
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32272

Abril de 2013

Princípios do SUS podem nortear agenda pós-2015
O coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris), Paulo Buss direcionou a aula inaugural da ENSP aos que defendem que apenas a cobertura universal deve orientar a saúde na Agenda de Desenvolvimento pós-2015.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32323

Inova-ENSP 2013-2015 contempla 22 projetos
A segunda edição do edital Inova-ENSP 2013-2015 contempla 22 projetos, do total de 48 submetidos.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32305

Prédio de Laboratórios reafirma excelência da ENSP
A estrutura organizacional abrigará 23 laboratórios vinculados a 5 departamentos: o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF); o Departamento de Ciências Biológicas (DCB); o Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp); o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA); e o Departamento de Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs)
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32373

Segurança do Paciente: ENSP elabora protocolos
São seis protocolos: Cirurgia segura; Prática de higiene das mãos em serviços de saúde; Prevenção de úlceras por pressão; Prevenção de quedas em pacientes hospitalizados; Identificação do paciente; e Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32324

ENSP inaugura nova turma de mestrado na Argentina
A ENSP e a Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud da Argentina (Anlis) realizaram a segunda turma do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32423

ENSP auxilia Moçambique na elaboração de mestrado
Fruto da boa relação entre o Brasil e o país africano, o desenho do curso objetiva fortalecer o sistema nacional de saúde de Moçambique.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32436

ENSP lança Observatório Tuberculose Brasil
Inaugurado em 27/02/13, os objetivos do observatório são fortalecer o SUS e contribuir para o controle da tuberculose, com o monitoramento das políticas públicas de saúde e promoção do controle social e articular as ações de pesquisa e serviço da Fiocruz na área.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32515

Maio de 2013

Teias lança site com foco na intersetorialidade
Transparência, comunicação, participação e responsabilidade são as palavras norteadoras do novo Portal do Território Escola Manguinhos –Teias
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32536

Hermano Castro é eleito novo diretor da ENSP
O Conselho Deliberativo da ENSP homologou, em 14/5/2013, o nome de Hermano Castro como novo diretor da Escola para o quadriênio 2013-2017. O pesquisador foi eleito com aproximadamente 51% dos votos válidos, e em seu discurso de transmissão de cargo, no dia 27/5, defendeu o empoderamento do Sistema Único de Saúde.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32752

Direção da ENSP apresenta novos vices para gestão 2013-2017
Os vice-diretores são: Alex Molinaro, em Desenvolvimento Institucional e Gestão (VDDIG); Frederico Peres, na Escola de Governo em Saúde (EGS); Sheila Mendonça, em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; e Tatiana Wargas de Faria Baptista, na Pós-Graduação.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32753

Mestrado em doenças da pobreza inaugura Fiocruz-PI
A nova unidade da Fiocruz fora do Estado do RJ, em Piauí terá um mestrado profissional (MP) sobre as doenças relacionadas à pobreza, para reforçar as ações do Programa Brasil sem Miséria.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32766

ENSP cria mestrado com foco na saúde do trabalhador
Fruto de uma demanda nacional pensada como estratégia de ações para o desenvolvimento do campo da saúde do trabalhador no Brasil, o curso contou com 20 alunos das regiões Norte e Centro-Oeste do país.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30152

Pesquisa sobre perfil dos enfermeiros ganha site
A pesquisa que caracterizou o perfil de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todo o país, desenvolvida pela ENSP em parceria com a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ganhou um novo site.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30214

Saúde Global: Escolas do Brasil e Cuba buscam parceria
Autoridades discutiram possibilidades de cooperação da ENSP no desenvolvimento de um curso em Saúde Global naquele país.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30242

Monitoramento do Comperj: ENSP e UFRJ se únem
A parceria da Escoa foi feita com o Curso de Graduação em Saúde Coletiva da UFRJ para desenvolvimento de um estágio prático dos alunos na área contemplada pelo projeto.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30269

ENSP formaliza integração do Chile à Resp-Unasul
O objetivo do encontro foi reativar a cooperação técnica entre as duas Escolas e formalizar a integração da ESP Chile à Rede de Escolas de Saúde Pública da União das Nações Sul-Americanas
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30318

Angola propõe nova parceria para turma de mestrado
O Projeto de Capacitação do Sistema de Saúde de Angola teve como primeiro resultado a formatura de 15 alunos, mas o Ministério da Saúde do país, animado com os resultados, fez proposta para formar nova turma.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30355

Junho de 2013

ENSP recebe prêmio de instituto peruano
Como fruto da cooperação internacional entre a ENSP e o Peru, o curso de especialização de Biossegurança em Saúde ofertado nesse país foi premiado.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30401

ENSP lança campanha de conscientização socioambiental
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a ENSP lançou a campanha: Largue o copinho de mão – Beba na caneca. Realizada pela Comissão de Gestão Sustentável (CGS/ENSP), com apoio da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI). A iniciativa marcou as ações de sensibilização e disseminação dos valores socioambientais na Escola.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/32831

Instituições se unem para combater o agrotóxico
A Fiocruz reuniu uma série de instituições para discutir o enfrentamento dos impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no ambiente como forma de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30414

Tese da ENSP ganha Prêmio Capes 2011
O trabalho discutiu Imunogenicidade e reatogenicidade das vacinas contra febre amarela: implicações para o Programa Nacional de Imunizações.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30469


ENSP elaborará material didático para servidor federal
O objetivo da ação, realizada em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), é a elaboração de conteúdo didático para a capacitação e instrução dos profissionais de saúde vinculados à atenção integral à saúde do servidor público.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30532

Doença negligenciada é divulgada em unidades de saúde
A paracoccidioidomicose - uma doença causada por fungo e que atinge principalmente trabalhadores rurais - ganhou maior visibilidade com um gibi e uma animação desenvolvidos por pesquisador da ENSP em parceria com outras unidades da Fiocruz.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30550

Julho de 2013

Terrapia faz 15 anos defendendo cultura da cooperação
Com grande festa, o projeto comemorou seus 15 anos de trabalho e a formação de diversos alunos.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30603

Cursos de inverno atraem alunos de 19 estados
A sétima edição do seminário David Capistrano da Costa Filho de Atualização em Saúde e Ambiente (Cursos de Inverno) foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente (SPMA).
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30608

Material de educação permanente em acesso aberto
Em direção à universalização de todo seu material didático, a ENSP deu novo passo: o acesso livre ao conteúdo de mais um curso desenvolvido em um acordo de cooperação entre a Escola, a Fundação Nacional de Saúde (Funesa) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30648

Agosto de 2013

Curso de alimentação apoiará plano do Comperj
Iniciado recentemente, o curso de aperfeiçoamento de Vigilância Alimentar e Nutricional surgiu de uma urgente necessidade de qualificar as informações sobre alimentação e nutrição nos municípios da área de influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30765

Demanda por mestrado profissional cresce 145%
O compromisso da Escola com a formação de recursos humanos para o SUS é um diferencial", afirmou a coordenadora de Pós-Graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, durante II Seminário do Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30835

Programa de bioética ganha novo coordenador
Sérgio Rego, pesquisador da ENSP, é o novo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido pela Escola em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33317

ENSP institucionaliza fóruns de articulação
A luta pelo direito à saúde e a implementação do SUS, de acordo com seus princípios fundamentais e na perspectiva do direito público, são compromissos estratégicos assumidos pela atual Direção da ENSP, a cargo de Hermano Castro.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33354

Setembro de 2013

59 anos da ENSP reúne sanitaristas históricos e homenageia Sergio Arouca
A semana contou com a presença de pessoas ilustres e a apresentação do vídeo O pensamento crítico de Sergio Arouca, produzido pelo Canal Saúde.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materias/secao/45008

ENSP forma 196 novos mestres e doutores
Os alunos são provenientes do programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Bioética. A solenidade integrou a Semana Sergio Arouca.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33570

Cursos auxiliam Política de Alimentação e Nutrição
Os dois cursos de especialização a distância: Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e Alimentação e Nutrição na Atenção Básica são uma parceria da ENSP com o Ministério da Saúde.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33581

Revista traz última publicação do pesquisador Odir
A edição de junho da revista Saúde e Sociedade prestou homenagem (in memoriam) ao pesquisador, falecido em 14 de junho. O periódico traz o último trabalho publicado pelo professor intitulado Desafios do desenvolvimento em Miracema (RJ): uma abordagem territorial sustentável de saúde e ambiente.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33646

Pesquisa avaliará uso de medicamentos no Brasil
O Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP, Centro Colaborador da Opas em Políticas Farmacêuticas, faz parte do grupo de instituições que conduzirão o inquérito.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33686

ENSP monitora plano de TB e Aids no Estado do Rio
O plano de ação para o enfrentamento do cenário de tuberculose e Aids no RJ busca capacitar profissionais de saúde, aumentar o diagnóstico precoce e melhorar índices de controle, no caso da tuberculose, e promover melhor adesão ao tratamento no caso das pessoas que vivem com HIV/Aids.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33714

Outubro de 2013

Pesquisa apoiará implantação de agendas sociais
ENSP coordena pesquisa para fomentar a implantação local da Agenda 21 e Agenda Cidades Saudáveis como ação estratégica fundamental para diminuir as iniquidades e promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais que compõem o Mosaico da Bocaina.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33759

Médico da ENSP lança documentário Paracoco: uma endemia brasileira
O filme é resultado de parceria entre a ENSP, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e o Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (Ipec) e foi produzido pela VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33802

Bioética: alunos são premiados em congresso
Comunicação oral e vídeo foram as categorias premiadas nos Congressos Brasileiro de Bioética e Bioética Clínica. Na ocasião, o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Fermin Roland Schramm foi nomeado vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33814

EAD/ENSP recebe prêmio de excelência
A Coordenação de Educação a Distância da ENSP completou 15 anos em 2013 e recebeu um troféu pela sua colaboração na implementação de políticas públicas de saúde para o país e pela formação de grandes contingentes de profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33824

Novo curso da ENSP aborda bacteriologia da tuberculose
Desenvolvido no Centro de Referência Professor Hélio Fraga, a formação visa atualizar e aperfeiçoar profissionais nas técnicas bacteriológicas e de biologia molecular utilizadas no diagnóstico laboratorial da tuberculose e micobacterioses.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33836

Novo curso em direito e saúde traz interface entre Portugal, Moçambique e Brasil
Desenvolvido pelo Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman, o curso abordará a relação desses países na perspectiva internacional do direito e da saúde.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33874

Pesquisador da ENSP é detido em manifestação
Paulo Roberto de Abreu Bruno participava de manifestação popular, no Centro do Rio de Janeiro, em apoio aos professores e foi detido enquanto gravava imagens no local para pesquisas de cunho antropológico.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33883

ENSP se mobiliza contra injustiças sociais
O movimento que uniu a ENSP e a Fiocruz cumpriu seu papel. A justiça concedeu alvará de soltura para Paulo Bruno e os outras 19 manifestantes, que foram presos e estavam na mesma cadeia que ele.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33909

ELSA-Brasil na Fiocruz tem nova coordenação
O maior estudo de coorte multicêntrico brasileiro na área da saúde tem nova coordenação no Rio de Janeiro. As pesquisadoras Rosane Härter Griep, do IOC/Fiocruz, e Maria de Jesus Mendes da Fonseca, da ENSP/Fiocruz, são as atuais responsáveis pelo ELSA-Brasil).
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33918

Pesquisador apresenta nova micobactéria
Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e outras Micobacterioses, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (ENSP/Fiocruz), descobriu nova espécie de micobactéria não causadora de tuberculose.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33933

Doutorado do Nordeste lança publicação
Fruto de uma exitosa parceria, o livro Direito e saúde: cidadania e ética na construção de sujeitos sanitários foi lançado em Alagoas. A publicação teve origem na disciplina Direito e Saúde, oferecida pelo Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública (Dinter) na região Nordeste, e seus autores são alunos e orientadores do curso.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33962

Jorge Bermudez é eleito membro da Academia de Medicina do Rio
O ex-diretor da ENSP e atual vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz , Jorge Antonio Zepeda Bermudez, foi eleito para ocupar a Cadeira 55 (Patrono Paulo de Goes) membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33898

Novembro de 2013

ENSP auxilia na elaboração do Anuário de Segurança
Elaborada em 1995 e aprovada em 2008, a Lei Arouca (11.794/2008) regulamenta o uso de animais e abriu um novo capítulo no ensino e na pesquisa científica do Brasil.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34110

Diretor da ENSP assume secretaria executiva da Rede de Escolas da Unasul
Unir esforços para ampliar a formação em saúde pública nos países da América do Sul foi o principal compromisso firmado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. A reunião foi realizada em Recife e antecedeu o III Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34124

Lançada Comissão da Verdade da Reforma Sanitária
Para investigar violações dos direitos humanos praticadas por agentes do Estado contra os trabalhadores da saúde no período de 1964 a 1985, a Abrasco e o Cebes criaram esta comissão.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34125
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34192

Políticas antitabaco não alcançam quem vive na pobreza
O alerta faz parte da pesquisa Impostos sobre o tabaco e políticas para o controle do tabagismo no Brasil, México e Uruguai – resultados do Brasil, desenvolvida pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (CetabENSP) em parceria com a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) e a Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34218

Acreditação para qualificar formação em saúde pública
Encontro discutiu processo de implementação do sistema de acreditação pedagógica dos cursos lato sensu em saúde pública oferecidos no âmbito da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34215

Dezembro de 2013

Curso internacional reafirma parceria Fiocruz – CES
A parceria vem gerando diversos frutos para os dois países, principalmente no campo do ensino. Recentemente, as duas instituições inauguraram o doutorado internacional com dupla titulação entre elas.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34291

Pós-graduação da ENSP é bem avaliada pela Capes
A Escola recebeu excelentes resultados. Os Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública foram conceituados com a nota 6. Já a modalidade mestrado profissional em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública recebeu a nota máxima 5. O mais novo Programa de Pós-Graduação da Escola, o de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) obteve nota 4.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34357

Ensino da ENSP vence categorias do Prêmio C&T
Sete alunos da Escola foram vencedores na edição 2012/2013 do prêmio, que teve um total de 460 trabalhos inscritos nas categorias Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Trabalho Científico Publicado e Monografia de Especialização ou Residência, restando apenas 23 finalistas.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34369

Novo espaço na ENSP promove aleitamento materno
Sala de Apoio à Amamentação pretende oferecer mais conforto, acolhida e carinho às mães com bebês pequenos que frequentam o Centro de Saúde da Escola. O espaço é destinado às mulheres que amamentam, irão amamentar ou precisam de auxílio.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34382

Em nova cooperação, ENSP formará RH no Paraguai
Após período suspenso do Mercosul, o país voltou a integrar o bloco e está reestabelecendo antigas alianças. O ministro da Saúde do Paraguai, Antonio Barrios, apontou que expertise na formação de RH é o foco da cooperação.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34396

ENSP lança mestrado com foco em movimentos sociais
O curso integra a estratégia de implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF). Ele tem foco em profissionais que atuam na saúde, na educação do campo e nas ciências agrárias, em áreas de reforma agrária e/ou comunidades camponesas.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/34400


Seções Relacionadas:
Retrospectiva 2013

Nenhum comentário para: Retrospectiva apresenta atividades da ENSP em 2013