Busca do site
menu

Formação do sanitarista em debate na Escola em 17/12

ícone facebook
Publicado em:16/12/2013
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, será realizada na ENSP a mesa redonda O campo da Saúde Pública e a formação do sanitarista. A palestra acontecerá no âmbito do curso de Especialização em Saúde Pública e terá como conferencistas a secretária executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública e pesquisadora da ENSP, Tania Celeste Matos Nunes, e o professor e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola, José Inácio Jardim Motta. A atividade, que marca a formatura do curso de Especialização em Saúde Pública 2011-2013, é aberta ao público e terá início às 9h30. Na parta da tarde, a partir das 13 horas, será realizada a cerimônia de formatura dos 52 alunos do curso.

Formação do sanitarista em debate na Escola em 17/12


O objetivo do curso mais tradicional da Escola Nacional de Saúde Pública é introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas para a sua atuação como sanitarista. Além disso, a especialização visa apresentar e refletir conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública e capacitar o aluno para a identificação de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas. A formação é voltada para profissionais graduados ligados à área da saúde ou afins.

O curso, que faz parte da grade curricular da Escola há 58 anos, está sob a responsabilidade dos pesquisadores Alex Molinaro, Gíssia Gomes Galvão e Guido Palmeira. Ele oferece ferramentas para: apresentar e refletir sobre conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública; capacitar o aluno na identificação de problemas prioritários na área da saúde, buscando soluções criativas; e aplicar técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro.

Sua estrutura curricular é constituída por cinco blocos temáticos, que são definidos como um conjunto de saberes não disciplinares que conformam um determinado contexto explicativo e/ou um dado recorte da realidade. Quatro blocos contêm os grandes temas que constituem os desafios e perspectivas da área: Saúde Pública; Saúde, Ambiente e Sociedade; Políticas, Sistemas, Serviços e Práticas de Saúde; e Organização do Trabalho em Saúde: Vigilância em Saúde e a Promoção da Saúde.

O quinto bloco é transversal, contemplando a metodologia de pesquisa qualitativa e a atividade de grupo de orientação pedagógica. Esse grupo, conduzido pelos membros da coordenação do curso ou por convidados, consiste em uma série de atividades de suporte para a elaboração da monografia/trabalho de conclusão de curso (TCC). Confira abaixo a lista dos formandos do curso de Especialização em Saúde Pública 2011-2013

Formandos Turma de 2011:

Carla Oliveira de Castro
Cristiane Costa Ferreira
Cristiane Mota Soares
Eliane Vieira Da Silva 
Giselle Ribeiro Mendes
Giulia Xavier De Carvalho
Hebert De Oliveira Gomes
Hélida Ribeiro Hermes
Ingrid Morena de Lima Freire
Janine Simões Corrêa
José Antônio Januário Neves
Juliana da Costa Fernades
Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues
Juliana Jenifer da Silva Araújo Cunha
Juliana Pinto Peron 
Kelly Cristina da Silva Genésio
Lidiane Tavares Duarte 
Liliane dos Anjos Pontes
Lívia Alencar Alves
Luiza Vargens Ramos
Patrícia Alves de Oliveira
Renata Cavalcanti Eiras
Renata dos Santos Rabello
Renata Viana Ferreira 
Roberta Lemos Gadelha da Silva
Thiago Amorim Lins 
Uiara De Mendonça Moreira

Formandos Turma de 2012:

Aline da Silva Costa
Ana Carolina Agrizzi de Oliveira
Ana Paula da Costa Andrade
Andreza Cardoso Fialho Santos
Carlos Gabriel Avelar de Bustamante Sá
Celita Almeida Rosário
Claudia Dolores T.S. de Oliveira Corrêa
Cristiane de Farias
Deborah Viegas Borges da Costa
Elisa Junger Ferreira Antunes
Emily Maviana da Trindade Santos
Fabrícia Rocha Fernandes
Fernanda Dias da Silva
Gilney Costa Santos
Isadora Siqueira de Souza
João Henrique Pereira Texeira da Silva
Luciana da Cruz Val
Luciana da Rocha Mota Da Silva
Luciana Valadão Alves Kebian
Norhan Sumar Silva
Olga Viera Lima Tavares
Paula Brito Cordeiro
Rachel Santana Federici
Rafaela Ramos Woodtli
Tatiane Martins Guimarães Rezende

Seções Relacionadas:
Ensino Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Formação do sanitarista em debate na Escola em 17/12