Busca do site
menu

Curso internacional reafirma parceria Fiocruz - CES

ícone facebook
Publicado em:04/12/2013

A parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra vem gerando diversos frutos para os dois países, principalmente no campo do ensino. Recentemente, as duas instituições inauguraram o doutorado internacional com dupla titulação entre elas. Agora, com a Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, e por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, foi realizado o curso internacional Direito e Saúde: dialogando com Portugal e Moçambique, de 18 a 29 de novembro.
 

Curso internacional reafirma parceria Fiocruz - CES


O curso teve o objetivo de discutir a produção do conhecimento como um espaço emancipatório, de forma que encontro entre os campos direito e saúde possibilitem a construção de uma cidadania sanitária. Maria Helena Barros, coordenadora do convênio CES – Fiocruz, lembra que a disciplina Direito e Saúde está há 18 anos na grade curricular dos cursos de mestrado e doutorado da ENSP em Saúde Pública. A iniciativa atual, de acordo com ela, abriu a possibilidade de trabalho com a Universidade de Moçambique, e ampliou os campos de atuação.

“Temos o desafio de desenvolver projetos de pesquisa no campo de gênero, sexualidade e direitos humanos entre os três países. Além do mais, nos abriu a possibilidade de ampliar o convênio com a Universidade Eduardo Mondlane, com o intercâmbio de alunos dos dois países de língua portuguesa”, disse a pesquisadora.

Participaram do curso internacional professores dos três países. Foram eles José Manuel Pureza e Ana Cristina Santos, do Centro de Estudos Sociais (CES), Orquídea Massarongo Jona, da Universidade Eduardo Mondlane, Nair Teles e Maria Helena Barros, do Dihs/ENSP. Ainda na opinião da coordenadora do convênio, o encontro foi tão produtivo que irá gerar novos campos de pesquisa entre os países. Além disso, a pesquisadora de Moçambique Orquídea Jona vai fazer parte de seu pós-doutorado na Fiocruz.
 

Curso internacional reafirma parceria Fiocruz - CES


Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Curso internacional reafirma parceria Fiocruz - CES

2 comentários
JOSÉ LUIZ TELLES DE ALMEIDA
05/12/2013 07:54
Parabéns pela excelente iniciativa de incluir Moçambique. A professora Nair Teles vem desenvolvendo trabalho exemplar na Universidade Eduardo Mondlane e certamente esta articulação com a ENSP e o CES deverá render frutos extremamente importantes para a equipe da Universidade em Moçambique e, claro, para todos os envolvidos. Abraços. José Luiz Telles
MARCIA DA ROCHA MORAES
01/04/2014 20:53
Parabéns á equipe do Dihs,em especial á Dra.Nair Teles pelo excelente trabalho de pesquisa desenvolvido em Moçambique,e,ter abordado de forma ética,as diversas formas existentes de sociedades,assim como o respeito aos Direitos Humanos abrangendo o direito á cidadania.Abraços á equipe e aos alunos.parabéns Dra.Nair Teles,sou sua fâ!!!!