Busca do site
menu

Oficina discute desenvolvimento de plugins para Moodle

ícone facebook
Publicado em:03/12/2013
Oficina discute desenvolvimento de plugins para MoodleNos dias 2 e 3 de dezembro, a ENSP realizou a Oficina de TI para Moodle, fruto da parceria entre a Escola, UFCSPA e a SE/UNA-SUS. A iniciativa teve o objetivo de proporcionar aos participantes um espaço para reflexão e debate em torno de aspectos técnicos relacionados ao desenvolvimento de plugins e webservices para o ambiente Moodle
 
Os participantes produziram uma minuta com recomendações de boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de plugins e webservices para o ambiente Moodle, visando sua posterior divulgação à Rede UNA-SUS.
 
Programação: 

Dia 2 de dezembro de 2013
9h às 10h – Apresentação dos participantes e suas expectativas para a Oficina; apresentação do objetivo do Evento e motivação para sua organização.
10:15h às 12:30h - Desenvolvimento de plugins para Moodle (exposição do Lino): conceito, características, vantagens, aspectos gerais do desenvolvimento, erros mais comuns, desafios, aspectos mais complexos do desenvolvimento. Estrutura de um plugin de relatório. Instalando um plugin de relatório (prática no laboratório).
14h às 17h – Criando um formulário de filtro no plugin de relatório (prática no laboratório).
 
 
Dia 3 de dezembro de 2013
9h às 12h – Elaborando um filtro na tabela de usuário e exibir relatório. Usando api de tabela do Moodle para exibir relatório (prática no laboratório). Debate e síntese sobre o que pode ser considerado “boas práticas” no desenvolvimento de plugins para Moodle.
13:30h às 16:30h – Desenvolvimento de webservice para Moodle (exposição do Zago): conceito, características, vantagens, aspectos gerais do desenvolvimento, erros mais comuns, desafios, aspectos mais complexos do desenvolvimento. Debate e síntese sobre o que pode ser considerado “boas práticas” no desenvolvimento de webservice para Moodle.
16:30h às 17:00h – Avaliação da Oficina; Encerramento.
 
Participantes da Parceria:
Alessandra Dahmer (UFCSPA)
Eduardo Zanatta (UFCSPA)
Alexandre Nunes Gonçalves (UFCSPA)
Gustavo Costa (UFCSPA)
Fábio Leira (ENSP)
Victor Grabois ENSP)
Mauricio De Seta (ENSP)
Tarcísio Barros (ENSP)
Tarcísio Rosa (ENSP)
Lino Vaz Moniz (SE/UNA-SUS)
Ricardo Flores Zago (SE/UNA-SUS)
Salvador Júnior (SE/UNA-SUS)
Marcio (SE/UNA-SUS)
 
Participantes convidados:
Ana Paula Mendonça (CCI/ENSP)
Rosane Mendes (CCI/ENSP)

Seções Relacionadas:
Campus Virtual de Saúde Publica

Nenhum comentário para: Oficina discute desenvolvimento de plugins para Moodle