Busca do site
menu

Seminário debaterá educação moral e bioética

ícone facebook
Publicado em:29/11/2013

Na próxima quarta-feira, 4/12, será realizado o XIII Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da ENSP, desenvolvido em associação ampla com outras instituições de ensino. A edição atual traz como tema central das discussões a educação moral e a bioética. De acordo com o pesquisador da ENSP e novo coordenador geral dos PPGBIOS, Sergio Rego, os encontros são promovidos e organizados pelos próprios alunos, com o objetivo de integrar as instituições que participam do programa para debater temas de interesse atual da área de bioética. A atividade ocorrerá na sala 410, da ENSP, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas no local, e será emitido certificado de participação.

 
Seminário debaterá educação moral e bioética
 
O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, mas as palestras serão abertas a todos os interessados. Sergio Rego comentou que trata-se do quarto encontro realizado neste segundo período de 2013. “Em todos os semestres buscamos realizar pelo menos um seminário em cada instituição integrante do PPGBIOS: a ENSP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF)".
 
As palestras programadas para o dia 4/12 são: Os desafios do desenvolvimento da competência moral nos profissionais de saúde do século XXI, que será proferida pela professora da Universidade Estadual Paulista de Marília (Unesp), Patrícia Batoglia; Ética aplicada nas relações de trabalho reflexo da educação?, que será apresentada pela professora da UFRJ Silvia Jardim; e a palestra Educação moral e biotecnociências convergências, que será proferido pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Rodrigo Siqueira. 
 
Desde que o programa de pós teve início, em 2010, o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola Sergio Rego é o responsável pelo curso na ENSP. Porém, em 2013, ele assumiu a coordenação geral de todo o programa. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu em novembro, na ENSP, na ocasião de abertura do ano letivo do PPGBIOS. No evento, Sergio Rego ressaltou que as mudanças de coordenação, pessoal e física, são fundamentais para dar continuidade à construção coletiva do programa. 

Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Ensino

Nenhum comentário para: Seminário debaterá educação moral e bioética