Busca do site
menu

Congresso discute melhor trato no cotidiano do SUS

ícone facebook
Publicado em:28/11/2013

Contribuir propositivamente para as mudanças na formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde, bem como na transformação do modelo de atenção e na busca da consolidação do Sistema Único de Saúde em seus princípios e diretrizes, são os principais objetivo do 11º Congresso da Rede Unida. O maior evento de educação permanente e formação em saúde da América Latina terá o tema central Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS. Com abrangência internacional, a 11ª edição do evento realizado pela Associação Brasileira Rede Unida ocorrerá no Centro de Convenções do Ceará, de 10 a 13 de abril de 2014, e segue com o prazo para submissão de trabalhos aberto até 15 de dezembro de 2013.
 

Congresso discute melhor trato no cotidiano do SUS
Como nas edições anteriores, o congresso mantém o conceito de condomínio da saúde ao reunir fóruns internacionais, seminários, encontros, mostras, manifestações artísticas e culturais no mesmo espaço, aproximando, nos quatro dias de programação, atores da saúde de todas as regiões do país e do exterior, com participação de mais de 10 mil participantes. Segundo, o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Antônio Ferla, o sistema de saúde brasileiro vivencia um momento bastante peculiar em sua história e atravessa um período de muitas mudanças e transformações para o aperfeiçoamento do SUS.

Além disso, a reorientação dos mecanismos de gestão, dos modelos assistenciais e dos processos formativos desencadeados no último período convivem com o fortalecimento de uma ofensiva do mercado privado da saúde, que pressiona para instaurar um processo de mercantilização da saúde, pondo em risco as conquistas dos direitos sociais universais fruto das lutas democráticas e populares.

Nesse contexto, para o coordenador, torna-se fundamental que os gestores, os profissionais, os estudantes, os movimentos sociais e populares possam intensificar o diálogo para reafirmar a defesa da saúde como direito universal de cidadania e da democracia como princípio de uma sociedade justa e solidária. “Dessa forma, a Rede Unida considera fundamental promover debates sobre a gestão pública, a gestão do trabalho e a gestão municipal em diálogo com os processos de formação, as relações interfederativas, os processos de ruptura em curso e a estrutura de poder com seus dispositivos meritocráticos”, ressaltou.

De acordo com Maria Luiza Jaeger, membro da Rede Unida e representante da Comissão Organizadora do congresso, o conceito central para essa edição do evento é o de uma rede de encontros, com diferentes atores dos mais diversos vínculos. “Busca-se criar um espaço oportuno para promover encontros, trocar experiências, operar iniciativas de educação permanente, identificar novas perspectivas de atuação, avaliar a implementação de políticas e fortalecer para a atuação em novos cenários de mudança na formação. O congresso pretende operar como uma mandala, com a movimentação do quadrilátero formação/gestão/atenção/participação, como aponta a política de educação na saúde do SUS”, explicou ela.

Além de Maria Luiza Jaeger, a  Comissão Organizadora do Congresso, é constituída por outros  representantes da Rede Unida, da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, do Fórum de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará, das diversas Universidades e Instituições de Ensino, dos movimentos sociais, entre outros participantes individuais e coletivos, empenhados em produzir, na cidade de Fortaleza, com participação de todo o Brasil, um espaço que reflita sobre a saúde que estamos construindo em nossos cotidianos.

Durante a preparação do 11º Congresso da Rede Unida, haverá cinco Encontros Regionais (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e uma reunião com representantes de outros países, para ampliar e fortalecer a participação no evento. Com o slogan “Contando os passos para Fortaleza 2014”, além dos encontros regionais, serão realizadas, ainda, oficinas, reuniões, e divulgação do evento em atividades científicas, de gestão, de participação social em saúde, entre outras atividades acadêmicas, como eventos da etapa pré-congresso. Participe, acesse o site do Congresso e saiba mais.

 

 



Nenhum comentário para: Congresso discute melhor trato no cotidiano do SUS