Busca do site
menu

ENSP e SVS buscam forma de institucionalizar parcerias

ícone facebook
Publicado em:25/11/2013

Filipe Leonel e Irlan Peçanha

ENSP e SVS buscam forma de institucionalizar parceriasA Escola Nacional de Saúde Pública recebeu, na sexta-feira (22/11), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), Jarbas Barbosa, para uma reunião na qual foram discutidos os termos de cooperação e as atividades de interesse entre a Escola e a Secretaria. Do encontro, surgiu a proposta de institucionalizar a parceria para torná-la, de fato, mais forte e sustentável, com o objetivo de atender às demandas do Sistema Único de Saúde. Na manhã do mesmo dia, Jarbas esteve no Centro de Referência Professor Hélio Fraga, ocasião em que recebeu homenagem pelo apoio à construção do Laboratório Nacional de Referência para Tuberculose e Outras Microbactérias.

O diretor da ENSP, Hermano Castro, convocou os novos chefes de departamento da Escola e os coordenadores de projetos em parceria com a SVS para a atividade, que, segundo ele, buscou explorar as demandas do Ministério, as políticas traçadas para 2014 e as formas de contribuição da ENSP nos campos de educação, pesquisa e vigilância.

Logo após afirmar que ENSP e SVS são parceiras de longo tempo, Jarbas comentou as ações implementadas pela Secretaria ao longo dos últimos anos. Segundo ele, dois grandes desafios colocados para a saúde pública visam maior rapidez na incorporação e avaliação de novas tecnologias. O outro aspecto tem a ver com a geração de evidências. “Temos a grande tarefa de fornecer evidências que nos possibilitem liderar agendas fora da SVS, com a integração dos demais serviços de saúde.”

“Devemos aproveitar a capacidade técnica da Escola a favor do SUS”

O secretário anunciou que a Secretaria está elaborando um edital na área de capacitação, cuja proposta tem o intuito de articular um sistema nacional de formação e levará em consideração inúmeras competências, responsabilidades e iniciativas da Secretaria. “Essa iniciativa nos permitirá responder às demandas dos estados e municípios. Estamos perto de lançar o edital, e instituições já consolidadas como a ENSP terão papel fundamental.”

ENSP e SVS buscam forma de institucionalizar parceriasSobre a parceria com a ENSP, o secretário revelou a intenção de institucionalizar as experiências desenvolvidas. “A ENSP é uma instituição extremamente valiosa para o SUS. Temos uma excelente colaboração em várias áreas, seja no campo da capacitação ou de estudos e pesquisas. Os temas são muito distintos, passando da tuberculose aos acidentes e violências, à promoção da saúde, à área de saúde ambiental. A ideia, aproveitando o início da gestão do Hermano, é consolidar as experiências das parcerias que temos, revisá-las e atualizá-las em relação às novas demandas e necessidades do SUS. Podemos ter uma parceria mais institucionalizada, mais forte e sustentável, que aproveite bem a capacidade técnica que temos na Escola para beneficiar ainda mais o SUS.”

Secretário é homenageado no CRPHF/ENSP

Com o auditório cheio, o secretário Jarbas Barbosa recebeu dos servidores do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) uma homenagem pelo apoio à construção do Laboratório Nacional de Referência para Tuberculose e Outras Microbactérias. A atividade fez parte da cerimônia de posse do médico Otávio Porto como novo diretor do centro.

Além dos funcionários do Hélio Fraga, estiveram presentes o vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Hermano Castro, o ex-coordenador do CRPHF, Miguel Aiub Hijjar, o novo coordenador do centro, Otávio Porto, o coordenador executivo do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, além de funcionários do Hospital Municipal Raphael de Paula e Souza e representantes do município e do estado.

Em sua fala, Jarbas Barbosa destacou as conquistas durante os dez anos de parceria com a instituição, a importância do Hélio Fraga no controle da tuberculose e discorreu sobre o atual panorama da doença no Brasil. Ao final do encontro, os presentes descerraram a placa em sua homenagem.
 

ENSP e SVS buscam forma de institucionalizar parcerias


*Foto homenagem Jarbas Barbosa: Observatório Tuberculose Brasil


Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Parcerias

Nenhum comentário para: ENSP e SVS buscam forma de institucionalizar parcerias