Busca do site
menu

Diálogos na pauta da solenidade de abertura do Congresso da Abrasco

ícone facebook
Publicado em:18/11/2013

A solenidade de abertura do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde aconteceu no dia 14/11, no Teatro Odylo Costa Filho da UERJ. Na cerimônia, o presidente do Congresso, Kenneth Camargo ressaltou a importância da participação dos GTs pelo Brasil na definição dos temas em discussão no evento. Madel Luz proferiu conferência, encerrando a noite.
 

Diálogos na pauta da solenidade de abertura do Congresso da Abrasco

O VI CBCSHS começou com uma grande Mesa de Abertura. Plena de instituições parceiras que reverenciaram de diferentes maneiras o tema Circulação e Diálogo entre saberes e práticas no campo da saúde coletiva. A presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza enfatizou que “no navio que é o CNS, a Abrasco é a bússola norteadora, junto com o Cebes e a Rede Unida. Confirmamos em 2013, que juntos temos mais força para colocar a saúde na agenda do Brasil, nesse país que agora vai para as ruas. Nós sempre estivemos nas ruas”, lembrou.

Além de Socorro, deram as boas vindas aos congressistas o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; a vice-presidente do VI CBCSHS, Roseni Pinheiro; o presidente do VI CBCSHS, Kenneth Camargo; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha; a diretora de programas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mônica Gomes; o diretor do IMS, Cid Manso e o presidente da Abrasco, Luis Eugenio de Souza. O presidente da Abrasco ressaltou a importância da variedade temática que estará presente nos grandes debates “é com estas discussões que conseguiremos desenvolver um Sistema Único de Saúde para todos, aqui no Brasil”, referiu.

Diálogos na pauta da solenidade de abertura do Congresso da AbrascoA conferência de abertura foi proferida por Madel T. Luz professora colaboradora da UFF e do PPGCOM da UFRGS. Com o título Pequenas destruições, danos irreparáveis: comentários aos modos sociais de vida no capitalismo pós moderno e implicações na saúde, Madel chamou a atenção para o campo das Ciências Sociais pensando a vida e a saúde atuais, “Saúde Coletiva é uma questão urgente, precisamos agir, em futuro imediato, buscando construir uma sociedade mais justa e mais sadia, certos que no estilo da sociedade atual a saúde e as vidas humanas estão em perigo. Mas não apenas a nossa vida, como acentuei no início desta conferência, como a de outras espécies também. Isto é, a vida do Planeta como um todo. Estaremos chegando ao ponto de ter que ceder lugar na Terra a outras espécies, ou a artefatos mecânicos pensantes, devemos refletir”, desafia.

Confira aqui a íntegra da conferência de abertura de Madel Luz – slides e apresentação.

(Reportagem: Abrasco / fotos: Marcelo Maciel)


Seções Relacionadas:
Abrasco 2013

Nenhum comentário para: Diálogos na pauta da solenidade de abertura do Congresso da Abrasco