Busca do site
menu

Resp divulga dados de formação em saúde

ícone facebook
Publicado em:08/11/2013
Está acontecendo, em Recife, a reunião conjunta da Rede de Escolas de Saúde Pública da América do Sul (Resp) e do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos em Saúde, ambos da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Este encontro precede o III Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, que será realizada entre os dias 10 e 13 de novembro, também em Recife, que discutirá as principais questões que dizem respeito à força de trabalho do setor. Durante a reunião, os pesquisadores da ENSP, Inácio Jardim Motta e Sandra Siqueira apresentaram os resultados preliminares da etapa quantitativa do mapeio da educação em saúde pública da América do Sul. 
 
Resp divulga dados de formação em saúde
 
O ex-diretor da ENSP e secretário executivo da RESP/Unasul, Antônio Ivo de Carvalho, iniciou o evento fazendo uma apresentação dos conceitos e práticas das escolas de governo em saúde e traçou um panorama do Mapeamento dos programas de formação em saúde pública na América do Sul, cujo objetivo é conhecer a capacidade de formação de recursos humanos na área da saúde e o contexto político, social e cultural dos países-membros da RESP: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Além de Inácio, Sandra e Antônio Ivo, a pesquisa vem sendo realizada por Érica Kastrup e Ana Laura Brandão, membros da secretaria executiva da Rede e integrantes da Assessoria de Cooperação Internacional da ENSP.
 
Os primeiros dados da pesquisa mostram que nos 12 países existem mais de 160 instituições públicas de ensino que oferecem cursos na grande área da saúde. Ao todo são cerca de 290 cursos de especialização, 250 cursos de mestrado e 80 cursos de doutorado. O Brasil é um dos países que mais oferece cursos e a Fiocruz é a instituição de saúde envolvida neste mapeio. Nosso país apresenta 185 especializações, 147 cursos de mestrado e 69 cursos de doutorado. Destes, a Fiocruz é responsável, respectivamente por 33 especializações, 27 mestrados e 16 doutorados.  
 
Resp divulga dados de formação em saúde
 
Ao final da reunião, os participantes trabalharam em uma proposta de compromisso a ser apresentada no III Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde. O documento aborda o Plano Quadrienal 2010/2015 da Unasul, o plano de trabalho da Rede de Escolas Técnicas em Saúde (Rets) e se comprometem, entre outras questões, a unir esforços para identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa da educação técnica em saúde nos países membros e também para melhorar a qualidade dos gestores de recursos humanos em saúde da América do Sul. 
 
Fotos: arquivo pessoal da Coordenação de Cooperação Internacional da ENSP

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Resp divulga dados de formação em saúde