Busca do site
menu

Livro sobre saúde e saneamento disponível para download

ícone facebook
Publicado em:05/11/2013

Livro sobre saúde e saneamento disponível para downloadO livro Estudo preliminar sobre as condições de saúde e saneamento nos municípios da área de influência das futuras hidrelétricas de Sapucaia, Simplício e Itaocara, na região média do rio Paraíba do Sul está disponível para download. A Edição histórica 25 anos foi organizada pelos pesquisadores do Departamento de Endemias da ENSP, Luciano Toledo e Paulo Sabroza e pelo pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Antônio Simas Bulcão.

Lançado na ocasião do II Seminário sobre abordagens dos processos endêmicos na explicação do processo saúde-doença das condições de saúde e da vigilância em saúde: experiências em curso, organizado pelo Densp, a publicação fez um resgate histórico de um relatório decorrente de um convênio entre Fiocruz e Furnas, firmado na década de 80, que teve como objetivo a realização de um estudo preliminar sobre as condições de saúde e saneamento de onze municípios da área de abrangência das futuras hidroelétricas de Sapucaia, Simplício e Itaocara, na região média do Rio Paraíba do Sul.

Durante o lançamento, Luciano Toledo, um dos organizadores explicou que, na época, o estudo preliminar foi realizado na ENSP no âmbito do Programa de Determinação e Controle de Doenças Endêmicas com a participação dos departamentos de Ciências Biológicas, Epidemiologia, Métodos Quantitativos, Planejamento e Saneamento.

"O principal objetivo desse estudo era o de contribuir para a aproximação de reflexão científica com as questões de grande interesse social e suas relações com a saúde da população. Certamente esta edição histórica contém inúmeras rugosidades que preservam nos tempos atuais, lamentáveis cenários sanitários predominates nos municípios estudados na década de 80. Os desafios continuam presentes nos dias atuais. Esperamos que os próximos 25 anos sejam dedicados a superação dos mesmos", afirmou ele.  

Clique aqui e faça o download da publicação.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Livro sobre saúde e saneamento disponível para download