Busca do site
menu

Doutorado do Nordeste lança publicação

ícone facebook
Publicado em:24/10/2013
 
Fruto de uma exitosa parceria entre a ENSP, as Universidades Federais da Paraíba e de Campina Grande e as Universidades Federal e Estadual de Alagoas, o livro Direito e saúde: cidadania e ética na construção de sujeitos sanitários será lançado, no dia 27/10, em Alagoas. A publicação teve origem na disciplina Direito e Saúde, oferecida pelo Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública (Dinter) na região Nordeste, e seus autores são alunos e orientadores do curso. O lançamento ocorrerá na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Café Literário Cantinho das Ideias, às 16 horas. O livro, composto de 16 artigos, tem a participação de 38 autores. A disciplina Direito e Saúde está sob a responsabilidade da coordenadora do Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs/ENSP), Maria Helena Barros, que é uma das organizadoras da publicação.
 
O Doutorado Interinstitucional na região Nordeste teve início em 2009 e sua turma é composta de 20 alunos provenientes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Este curso é considerado um programa de alta solidariedade acadêmica entre instituições e a participação da ENSP nesta formação teve como objetivo fortalecer o quadro de recursos humanos na região. O livro será lançado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).
 
No prefácio, escrito pelo ex-diretor da ENSP e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Antônio Ivo de Carvalho, ele afirma que, este livro, “ao abordar temas essenciais da saúde, realça a luta que se tem travado nos últimos anos no Brasil pelo Direito à Saúde.  Em especial, demarca as relações que se estabelecem entre as Ciências da Saúde e as Ciências Jurídicas, buscando aprofundar temas que perpassam esses dois grandes campos do conhecimento humano”. 
 
No primeiro capítulo, escrito por Maria Helena e pelo também pesquisador do Dihs, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, os autores apontam que “na perspectiva sociopolítica, a saúde deve ser entendida como um direito fundamental e humano, difuso e coletivo, que encontra explicações através do conhecimento produzido pelas relações entre as ciências sociais, jurídicas e da saúde. Assim, é possível pensar a interseção entre as ciências da saúde e as ciências jurídicas, onde se espera que ocorra uma apropriação recíproca entre os campos da saúde e do direito, um pelo outro e vice-versa”
 
No dia 12 de novembro, 18 alunos do doutorado irão se formar e Maria Helena Barros será a paraninfa da turma. Ela ressaltou estar muito feliz com a realização deste projeto. Maria Helena contou ainda que durante este processo de produção uma das alunas faleceu e, como forma de homenagem, a turma ganhou o nome dela e este livro é dedicado à memória de Sonia Maria Souza Cavalcanti, a Soninha. 
 
A VI edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas deve reunir editoras de todo o Brasil e do exterior, com a exposição de aproximadamente 22 mil títulos, proporcionando a estudantes, acadêmicos, professores e comunidade em geral o contato com material literário de várias áreas do conhecimento. Como forma de prestigiar a produção local, os patronos escolhidos para esta edição são os escritores alagoanos, vistos em sua singularidade no grande coletivo da literatura do estado.
 
Doutorado do Nordeste lança publicação

 


Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Ensino

Nenhum comentário para: Doutorado do Nordeste lança publicação