Busca do site
menu

ENSP sediará plenária sobre determinantes sociais

ícone facebook
Publicado em:22/10/2013
ENSP sediará plenária sobre determinantes sociaisEvento internacional na ENSP discutirá o papel da pesquisa sobre os determinantes sociais da saúde na implementação da Declaração do Rio. A sessão plenária, marcada para o dia 24/10, às 10 horas, no salão internacional da Escola, ocorrerá no âmbito do evento regional Meetings and Third Steering Group Meeting SDH-Net, com a participação de representantes de 11 instituições de ensino e pesquisa da América Latina, Europa e África. Segundo o coordenador do Centro de Estudos Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP), Alberto Pellegrini Filho, será uma oportunidade de avaliar em que medida a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS) cumpriu seu objetivo de promover o enfoque dos DSS na formulação das políticas públicas dos diversos países que compõem a Organização Mundial da Saúde (OMS). Aberta ao público, a sessão terá tradução simultânea e transmissão on-line pelo Portal ENSP.
 
A plenária Rio + 2: O papel da pesquisa sobre determinantes sociais da saúde na implementação da Declaração do Rio (2011). Insights da África, Europa e América Latina conta com o ex-presidente da Fundação e coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris), Paulo Buss, e a vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da ENSP, Sheila Mendonça, em sua mesa de abertura. Entre os palestrantes está Alberto Pellegrini, que falará sobre as lições aprendidas e as perspectivas da mobilização sobre o SDH no Brasil, e Rüdiger Krech, da Organização Mundial da Saúde, Nelly Salgado, do Instituto Nacional de Salud Pública (INSP), do Mexico, Masuma Mamdani, do Ifakara Health Institute (IHI), Mario Hernández, da Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá, e outros. 
 
O Cepi-DSS é um dos integrantes da Social Determinants of Health Network (SDH-Net), rede composta de 11 instituições de ensino e pesquisa da América latina, Europa e África. Ela é financiada por um projeto da União Europeia e tem a finalidade de fortalecer a capacidade de pesquisa sobre DSS nessas instituições e nos seus respectivos países. 
 
Segundo Pellegrini, esta plenária aproveita a vinda dos representantes de todas estas instituições para celebrar os dois anos da realização da CMDSS e para avaliar de que maneira estão participando do movimento global em torno dos DSS, particularmente como estão implementando as recomendações da Declaração Política do Rio, aprovada na Conferência Mundial. Para tanto, os representantes apresentarão como os compromissos da Declaração do Rio estão sendo postos em prática em seus respectivos países, destacando em especial o papel da pesquisa e de suas instituições. Uma das coordenadoras do projeto SDH-Net e pesquisadora do Cepi-DSS/ENSP, Elis Borde, disse ainda que também pretende-se discutir o papel da pesquisa na área dos DSS a partir dos resultados de mapeamentos de iniquidades sociais em saúde.
 
O coordenador do Cepi-DSS lembrou que a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo governo brasileiro em outubro de 2011, foi um extraordinário sucesso no que se refere ao número de participantes e qualidade dos debates e recomendações propostas. Mais de 120 países dos 194 que integram a OMS estiveram presentes no Rio de Janeiro com suas delegações oficiais integradas não apenas por autoridades do setor saúde. Para ele, “a Declaração do Rio aprovada por consenso por estes representantes de governos expressa um firme compromisso político no combater às iniquidades em saúde por meio de ações sobre os DSS e indica uma série de estratégias para orientar tais ações”, explicou Pellegrini. 

ENSP sediará plenária sobre determinantes sociais

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: ENSP sediará plenária sobre determinantes sociais