Busca do site
menu

Seminário debate abordagens do processo endêmico

ícone facebook
Publicado em:21/10/2013

Na terça-feira (22/10), o Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP) realizará o II Seminário sobre abordagens dos processos endêmicos na explicação do processo saúde-doença das condições de saúde e da vigilância em saúde: experiências em curso. O objetivo do evento é apresentar as experiências de pesquisa desenvolvidas pelas diversas linhas de investigação do departamento voltadas para as múltiplas abordagens dos processos endêmicos, tendo em vista a compreensão e explicação do processo saúde e doença, das condições de saúde, bem como da vigilância em saúde, em sua dimensão coletiva. Na ocasião, acontecerá também o lançamento do livro Estudo preliminar sobre as condições de saúde e saneamento nos municípios da área de influência das futuras hidrelétricas de Sapucaia, Simplício e Itaocara, organizado pelo pesquisador do Densp Luciano Toledo.

O seminário está marcado para começar às 9 horas, com mesa de abertura que contará com a participação da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do diretor da ENSP, Hermano Castro, da vice-diretora de Pesquisa da Escola, Sheila Ferraz, da chefe do Departamento de Endemias, Marly Cruz e do coordenador de pesquisa do departamento, Sergio Miranda. O seminário visa ainda refletir sobre o sentido da pesquisa e conhecimento produzido, considerando a construção de cenários e modelos de intervenção sobre problemas de saúde e possíveis respostas, nos níveis societários e das políticas públicas.

Abordagens dos processos de saúde-doença e da vigilância em saúde: perspectivas e controvérsias é o tema da primeira mesa redonda do seminário, marcada para às 9h30, que contará com apresentações de quatro pesquisadores do Departamento de Endemias. Paulo Sabroza, falará sobre o Monitoramento dos indicadores de saúde em áreas de grandes empreendimentos, apresentando a experiências do Comperj. Marcia Chame apresentará Diversidade de helmintos da fauna silvestre no semiárido brasileiro: conexões com a saúde pública, a conservação da biodiversidade e pré-história. 

Sheila Ferraz falará sobre Passagem do tempo, lições do passado: o que temos aprendido, e por fim Marly Cruz, apresentará a Avaliação na Vigilância em Saúde: da teoria à prática reflexiva e de mudança. Valcler Rangel, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz será o debatedor da mesa coordenada pelo também pesquisador do Densp, Luciano Toledo. Após a mesa redonda haverá a exposição de pôsteres impressos e eletrônicos, vídeos, fotos e outras mídias, como produtos de pesquisa e intervenções do Densp. A exposição será realizada na sala 1, ao lado do salão internacional da Escola. 

A segunda mesa redonda do dia terá como tema Desigualdades socioespaciais e experiências das vigilâncias em saúde no SUS: avanços de desafios. A mesa também contará com exposições dos pesquisadores do departamento. Os Impactos socioambientais na Amazônia e seus efeitos para a saúde serão apresentados por Sandra Hacon. A situação epidemiológica e aspectos operacionais do controle da tuberculose em áreas indígenas, será o tema apresentado por Paulo Basta. Educação, Cidadania e Vigilância Civil: a ouvidoria como prática social, será o tema exposto por Eduardo Stotz e encerrando a mesa Elaine Savi falará sobre a Terapia Comunitária e a abordagem do sofrimento difuso. A mesa será coordenada por Rosely Magalhães e Gil Sevalho será o debatedor da atividade.

Encerrando as atividades do II Seminário sobre abordagens dos processos endêmicos acontecerá o lançamento do livro Estudo preliminar sobre as condições de saúde e saneamento nos municípios da área de influência das futuras hidrelétricas de Sapucaia, Simplício e Itaocara, na região média do rio Paraíba do Sul. A Edição histórica 25 anos é organizada pelos pesquisadores do Densp, Luciano Toledo e Paulo Sabroza e pelo pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Antônio Simas Bulcão. O Coral Fiocruz fará uma apresentação ao final do Congresso. Confira a programação completa do evento. 

Seminário debate abordagens do processo endêmico


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Seminário debate abordagens do processo endêmico