Busca do site
menu

Imprensa destaca vídeo 'Paracoco: uma endemia brasileira'

ícone facebook
Publicado em:08/10/2013

Imprensa destaca vídeo 'Paracoco: uma endemia brasileira'O lançamento do documentário Paracoco: uma endemia brasileira foi noticiado com destaque pela Rede Brasil Atual, em 6/10. Sobre uma das doenças mais negligenciadas no Brasil, a paracoccidioidomicose, o vídeo, que traz informações sobre sintomas, diagnóstico, formas de contágio e tratamento, com depoimentos de pessoas doentes, é destinado a entidades de saúde e educação. Em entrevista à rede, o pesquisador da ENSP Ziadir Coutinho disse que a doença não é contagiosa e tem cura, causando, porém, graves sequelas e podendo matar se não for diagnosticada e tratada a tempo. "É muito mais comum em homens em idade produtiva, entre 30 e 50 anos. Como o sintoma mais comum é a tosse persistente, geralmente é confundida com a tuberculose, ou com o câncer, por causa das feridas que causa na boca, garganta e nariz", disse. Outros sintomas são emagrecimento e fraqueza, rouquidão, falta de ar, perda dos dentes e caroços no pescoço ou na virilha.

De acordo com a reportagem, mesmo sendo a oitava causa de mortalidade entre as doenças infecciosas e parasitárias no país, esse tipo crônico de micose mais conhecido como paracoco, causado pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis, êndemico da América Latina, que se prolifera principalmente na terra, afeta trabalhadores rurais, a maioria (80%) dos casos é registrada no Brasil, com maior incidência em regiões agrícolas.

O vídeo Paracoco: uma endemia brasileira, com duração de 25 minutos, foi desenvolvido pelo pesquisador da ENSP, em parceria com os pesquisadores Antonio Carlos Francisconi do Valle e Bodo Wanke, do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (Ipec).

Leia a matéria na íntegra


Fonte: Rede Brasil Atual
Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Imprensa destaca vídeo 'Paracoco: uma endemia brasileira'