Busca do site
menu

Seminário Internacional do Dihs começa nesta terça (8/10)

ícone facebook
Publicado em:07/10/2013

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Escola Nacional de Saúde Pública promove mais uma edição do Seminário Internacional Direito e Saúde e do Seminário Nacional Direito e Saúde. Em 2013, a atividade chega à sua oitava edição internacional e décima nacional com um tema que vem provocando inúmeras discussões na academia: A Produção do Conhecimento e os Movimentos Sociais na Construção dos Direitos Humanos em Saúde. As inscrições estão abertas e também poderão ser feitas na abertura do seminário, nesta terça-feira (8/10).

O encontro é organizado pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP, com participação de expositores nacionais e internacionais que abordarão a produção do conhecimento nos contextos nacional e sul-americano, além da sua relação na luta pelos direitos humanos. O seminário será transmitido pelo Portal ENSP e emitirá certificado de participação. Haverá contagem de horas para estágio na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e para os alunos do curso de Direito.

A abertura do evento está marcada para as 9 horas, no auditório térreo da ENSP. Estarão presentes o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o diretor da ENSP, Hermano Castro, o diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Paulo Roberto Elian dos Santos, o diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Umberto Trigueiros, o diretor do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), Alejandro Marcel Hasslocher Moreno, e os pesquisadores da ENSP Maria Helena Barros, coordenadora do Dihs, e Paulo Amarante, coordenador do Laboratório de Estudo e Pesquisas em Saúde Mental (Laps).

Representando as instituições parceiras do Dihs na realização do evento, estarão presentes o professor José Manuel Pureza, presidente do Conselho Científico e Coordenador do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra (Portugal); o doutor Colin Crawford, diretor-executivo do Centro Payson de Desenvolvimento Internacional, da Tulane University; o doutor João Batista Damasceno, juiz de direito TJRJ, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ); e Marcello Oliveira, da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj).


Seminário Internacional do Dihs começa nesta terça (8/10)

Programação:

Para o primeiro dia do encontro (8/10), a programação prevê a realização de duas mesas de debate: A produção do conhecimento e os movimentos sociais na construção dos direitos humanos em saúde, cujo palestrante será o professor associado da Universidade dos Andes, Bogatá, Colômbia, Daniel Eduardo Bonilla Maldonado, às 10 horas, no auditório térreo. Às 14 horas, a mesa Conhecimento Emancipatório na Luta pelos Direitos Humanos terá como expositores o pesquisador da ENSP e coordenador do Laps/ENSP, Paulo Amarante; a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e integrante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Maria do Socorro de Souza; o doutor em antropologia social pela Universidade de Brasília, Gersem José dos Santos Luciano; e o coordenador do Observatório das Favelas, Jaílson de Souza e Silva.

Já no dia 9 de outubro, às 9 horas, a primeira palestra será: Movimentos Sociais como Construção do Conhecimento, com participação de Geo Britto, membro do Centro do Teatro do Oprimido e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura; Iris da Conceição, integrante do Núcleo Cebes da Baixada Fluminense; Leila Linhares, do grupo Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia); e Naira de Araújo Pereira, coordenadora do Projeto Além do Arco Íris do AfroReggae. A quarta e última mesa do encontro debaterá Academia e movimentos sociais: uma produção de conhecimento a partir dos direitos humanos e terá como palestrante a pesquisadora do Dihs/ENSP Nair Teles.

Além do Dihs e do Laps, os seminários contam com a colaboração da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPec/Fiocruz), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), do Centro Payson de Desenvolvimento Internacional – Tulane University e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal para a sua realização.


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Seminário Internacional do Dihs começa nesta terça (8/10)