Busca do site
menu

Conheça os livros lançados durante Congresso Abrasco

ícone facebook
Publicado em:04/10/2013

Amanda de Sá

Conheça os livros lançados durante Congresso AbrascoA Abrasco promoveu o lançamento de seis novas publicações no segundo dia de atividades (2/10) do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento em Saúde, realizado em Belo Horizonte, sendo três deles da Editora Fiocruz. Entre autores e participantes do evento, estiveram presentes os pesquisadores da ENSP José Mendes Ribeiro e Jeni Vaitsman que, com Lenaura Lobato (UFF), lançaram Policy Analysis in Brazil.

A obra reúne 18 dos principais cientistas sociais brasileiros que pintaram o primeiro retrato abrangente de análise no Brasil. Suas construções traçam a análise política desde os anos 1930, quando surgiu como uma ferramenta para construção do Estado brasileiro, até os anos 1980, período em que a democratização crescente começou a permitir a participação do cidadão na gestão pública. Por fim, a análise política surge como uma atividade multifacetada perseguida em uma variedade de contextos e por meio de uma variedade de métodos, por atores governamentais e não governamentais.

Política Pública e Gestão de Serviços de Saneamento, organizado por Léo Heller e José Esteban Castro foi outra publicação divulgada no espaço da Abrasco. O livro trata a redução do número de pessoas sem acesso ao serviço de saneamento e de que forma essa conquista pode ser alcançada. A obra apresenta ainda uma análise histórica do desenvolvimento da área na Europa e na América do Norte, bem como em países do sul global, enfatizando a realidade brasileira, trazendo reflexões para a superação dos obstáculos referentes à universalização e democratização dos serviços e, além desses, um debate sobre a interação entre os setores público e privado e a função da gestão e do financiamento públicos como requisito para o êxito no atendimento das populações.

Outro lançamento da Editora Fiocruz, A Política Pública como Campo Multidisciplinar, organizado por Eduardo Marques e Carlos Aurelio Pimenta de Faria, reúne dez ensaios com o objetivo de construir um diálogo multidisciplinar sobre políticas públicas. Escritos por especialistas em diversos campos do conhecimento, os textos oferecem ao leitor uma análise diversificada sobre o estudo das ações do Estado neste início de século.

Já o livro Federalismo e Políticas Públicas no Brasil, de Gilberto Hochman e Carlos Aurélio Pimenta de Faria, oferece uma visão aprofundada e abrangente do impacto da estrutura federativa brasileira sobre ação governamental no provimento de bens e serviços, com a discussão do que há de específico no modelo de federação vigente em nosso país a seus efeitos sobre políticas sociais.

No local, também foram lançados Saúde Coletiva Teoria e Prática, de Jairnilson Paim e Naomar de Almeida Filho (Editora Medbook) e A Organização dos Serviços de Saúde em Londrina, de Márcio José de Almeida (Editora Inesco).

Essas e outras publicações podem ser adquiridas na Abrasco Livros pelo site www.abrasco.org.br/livros. Os interessados também podem entrar em contato pelo telefone (21) 2590-2073 / (21) 2598-2526 ou pelo e-mail livraria@abrasco.org.br.


Seções Relacionadas:
Abrasco 2013

Nenhum comentário para: Conheça os livros lançados durante Congresso Abrasco