Busca do site
menu

BH discute os rumos da saúde no Brasil

ícone facebook
Publicado em:30/09/2013

A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abrigará, de 1 a 3 de outubro, o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Com o tema Universalidade, Igualdade e Integralidade da Saúde: um projeto possível, o evento reunirá pesquisadores, estudantes, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e partidos políticos, além de todos os interessados, para analisar criticamente os rumos da saúde no Brasil, articular conhecimentos científicos com a formulação de políticas e elaborar propostas para uma agenda de ação coletiva a ser apreciada na plenária final. A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) segue sua tradição de participar dos congressos da Abrasco e, este ano, não será diferente. A cobertura jornalística da atuação da Escola pode ser acompanhada no Informe ENSP.


BH discute os rumos da saúde no Brasil

A programação do Congresso foi elaborada de modo a propiciar a participação intensa e a interlocução entre os congressistas por meio de sessões temáticas e fóruns de debates. A solenidade de abertura está marcada para o dia 1º de outubro, às 18 horas, seguida da conferência “Bem Comum, Esfera Pública e Ética: sentidos e nexos da universalidade”, a ser proferida pela pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP), Ana Luiza D'Ávila, às 19h30.

O Congresso será realizado em três momentos: debate sobre o contexto internacional, a situação política nacional e os desafios da gestão pública, envolvendo estudiosos da saúde coletiva e de outras áreas do conhecimento; sessões de discussão a respeito dos principais temas abrangendo política, planejamento e gestão em saúde, o que possibilitará a aproximação de pesquisadores, trabalhadores, movimentos sindicais, movimentos populares, estudantes e gestores públicos; e a elaboração de uma agenda propositiva como documento-síntese do Congresso, a ser apreciado pela plenária final.

A expectativa da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Abrasco é que o Congresso condense as principais reflexões, discussões e proposições e contribua para a crítica do processo em curso de construção de um sistema universal e igualitário. Os pesquisadores da ENSP participarão como coordenadores ou expositores de painéis, mesas-redondas, oficinas e comunicações orais de diversos temas que compõem as linhas de pesquisa da instituição: como a saúde do trabalhador; crise do capitalismo; política, planejamento, gestão e avaliação da saúde; seguridade social; judicialização da saúde; financiamento em saúde; atenção primária em saúde, entre outros.

O Congresso em Belo Horizonte reunirá 124 atividades, mais de 2 mil participantes, em cerca de 40 horas de intensa programação. Participam da organização do 2º Congresso Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Abrasco o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e a Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (Alames).

Seções Relacionadas:
Abrasco 2013

Nenhum comentário para: BH discute os rumos da saúde no Brasil