Busca do site
menu

Nova edição do ‘Cadernos de Saúde Pública’ está no ar

ícone facebook
Publicado em:30/09/2013

Nova edição do ‘Cadernos de Saúde Pública’ está no arA edição de setembro de 2013 da revista Cadernos de Saúde Pública (vol.29/ n° 9) traz uma reflexão sobre o processo de produção do texto científico. As editoras Marilia Sá Carvalho, Claudia Travassos, Cláudia Medina Coeli propõem algumas mudanças. “Pelo que já recebemos de submissões até agora, nosso índice de rejeição, em 2013, deverá ficar em praticamente 90%”, adiantam. O editorial aponta o objetivo do texto científico. “Que ele seja lido e contribua, mesmo que modestamente, para a construção do conhecimento na área. Muitas vezes, os autores esquecem que há um leitor ao final desse processo.”

Entre as mudanças no periódico, como a revisão das instruções para os autores, buscando especificar o objetivo de cada tipo de artigo nas diferentes seções, introduzir uma avaliação e, caso necessário, uma intervenção sobre a escrita de artigos quase aprovados. ‘Não buscamos textos padronizados, cerceados na sua expressão, mas melhorar a redação dos manuscritos publicados, de modo a torná-los mais convidativos à leitura e, principalmente, mais claros’, considera o editorial.

O que estamos avaliando?
, do pesquisador da ENSP Carlos Coimbra Júnior, é um dos dez temas da seção debate e anuncia que, ainda em 2013, ocorrerá uma nova avaliação trienal dos Programas de Pós-Graduação no país pela Capes e, em breve, mais uma edição do concorrido programa de bolsas de produtividade científica pelo CNPq. Para ele, não restam dúvidas de que a avaliação rotineira da produção científica é central para a formulação de políticas e programas em ciência, tecnologia e ensino superior. “A pós-graduação e a ciência brasileira deram grandes saltos ao longo das últimas décadas, e acredito que a implementação e o aperfeiçoamento da avaliação tenham sido importantes fatores propulsores nesse sentido. Apesar disso, não vejo com bons olhos a lógica 'produtivista' à qual temos sido submetidos”, opinou.

Os 12 artigos da publicação abordam temas como práticas preventivas do câncer do colo do útero entre mulheres, subnotificação da violência contra mulheres na atenção primária à saúde, utilização de serviços de saúde por população quilombola, obesidade na adolescência, poluição do ar e doenças respiratórias e cardiovasculares.

Na seção de resenhas, Cynthia Magluta, pesquisadora do Instituto de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), faz uma sinopse do livro Políticas e Sistema de Saúde no Brasil, da Editora Fiocruz, das organizadoras Lígia Giovanella, Sarah Escorel, Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, José de Carvalho Noronha e Antônio Ivo Carvalho.

De acordo com a resenha, o livro foi desenvolvido com a vocação de ser uma obra de referência para o estudo das políticas e sistema de saúde no Brasil e tem preocupação com sua utilização por alunos de graduação e pós-graduação. O livro é organizado em cinco partes que denotam a abrangência pretendida de obra de referência: I – Proteção Social, Políticas e Determinantes de Saúde, II – Saúde como Setor de Atividade Econômica, III – Sistema de Saúde Brasileiro: História e Configuração Atual, IV – Sistema Único de Saúde: Setores de Atenção e V – Temas Relevantes em Políticas e Sistemas de Saúde. Os capítulos apresentam definições dos termos mais importantes e textos em destaques que contextualizam o tema tratado.

A íntegra do volume 29, número 9 da revista Cadernos de Saúde Pública pode ser conferida aqui.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Nova edição do ‘Cadernos de Saúde Pública’ está no ar