Busca do site
menu

Cadernos de Monitoramento disponíveis para download

ícone facebook
Publicado em:20/09/2013

Os três primeiros volumes dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental, produzidos pela equipe do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj, estão disponíveis para download na Biblioteca Multimídia da ENSP. O primeiro volume trouxe o tema “O que são os transtornos mentais?”, a segunda edição abordou “Drogas: mitos e verdades”, e a terceira "Violência: orientações para profissionais da atenção básica de saúde". Os cadernos fazem parte de uma série de publicações periódicas destinadas aos temas importantes da atenção básica em saúde. O material possui uma linguagem de fácil compreensão e desenhos do cartunista Mayrink. A publicação é organizada pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza.

O primeiro volume trouxe o tema O que são os transtornos mentais?. O objetivo é servir como instrumento de orientação e referência sobre transtornos mentais, dirigida a profissionais da atenção básica, além de promover uma assistência inclusiva e ser uma ferramenta efetiva para superar os estigmas e a discriminação acerca das pessoas com sofrimento mental.  O caderno traz noções básicas sobre transtornos mentais, com capítulos sobre quem é vulnerável, fatores sociais e definições sobre esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, neuroses, histeria, pânico, fobia, TOC e sinais de alerta.

Drogas: mitos e verdades” é o tema da segunda edição dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. A edição se preocupa em desvendar os mitos e verdades das drogas, com capítulos sobre o que são as drogas, quem é vulnerável, o que significa a dependência das drogas, a síndrome da abstinência, os tipos de drogas mais comuns e as políticas de saúde pública para com o tema.

A terceira edição da publicação "Violência: orientações para profissionais da atenção básica de saúde" traz os principais conceitos de violência, com destaque para os tipos, a natureza e as formas de agressão contra adolescentes, pessoas adultas, idosos e grupos vulneráveis (pessoas com transtornos mentais, em situação de rua, com deficiência e homossexuais). O caderno também aborda como os profissionais de saúde podem cuidar das pessoas em situação de violência.


Cadernos de Monitoramento disponíveis para download


Confira as três edições dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental.

O que são os transtornos mentais?
(n.1, outubro 2011)

Drogas: mitos e verdades
(n.2, outubro 2012)

Violência: orientações para profissionais da atenção básica de saúde
(n.3, maio 2013)


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Cadernos de Monitoramento disponíveis para download